Entre março e agosto deste ano, as novas operações de depósitos a prazo no Openbank, o banco 100% digital do Grupo Santander, aumentaram 90%, sendo o mais contratado a 12 meses. “O que mostra a crescente procura por este tipo de produto, num contexto de subida constante das taxas de juro em Portugal”, refere o banco digital.
“Acresce que a captação de novos depósitos a prazo tem sido acompanhada por um maior montante de poupança, com os portugueses a aumentarem em 75% o valor médio colocado nestes produtos do Openbank”, detalha o banco do grupo Santander.
Face à maior procura, o Openbank volta a subir os juros dos depósitos, passando para os 3,5%, “o que faz com que esta oferta permaneça como uma das atrativas do mercado nacional”, refere a instituição.
Os depósitos a prazo de 6, 12 e 24 meses do Openbank oferecem, a partir de hoje, rentabilidade máxima de 3%, 3,5% e 3,25%, respetivamente.
“Todos os Depósitos Open Novos Montantes (6, 12 e 24 meses) incluem uma conta corrente totalmente isenta de comissões e um cartão de débito gratuito com o qual os clientes podem obter benefícios em viagens”, avança ainda o banco. Para a constituição o montante mínimo é de um euros, não existindo um montante máximo, tendo apenas como única condição aumentar o saldo da posição global no Openbank com novo capital relativamente a 30 de junho de 2023.
“É também possível a liquidação antecipada sem custos antes dos respetivos períodos contratualizados, em cujo caso será reembolsado o capital depositado e uma remuneração de 0,20% TANB correspondente ao período no qual se tenha mantido o saldo”, revela o Openbank.
“O Openbank mantém o seu compromisso com o cliente português, ciente que, face ao contexto atual e como comprovam esta análise, a poupança está a tornar-se cada vez mais importante para as famílias. O nosso objetivo é disponibilizarmos um conjunto de produtos diversificados e com condições muito competitivas e distintas, que respondam aquelas que são as necessidades dos portugueses”, refere Pedro Miguel Florêncio, Market Manager de Portugal.
Ao traçar o perfil e comportamento do cliente português, o Openbank verifica que sete em cada dez dos seus clientes que investem em depósitos são homens, embora os depósitos com maiores saldos correspondam a mulheres entre os 35 e os 50 anos.
Já entre os aspetos mais valorizados pelos portugueses para subscreverem depósitos a prazo encontra-se a flexibilidade de poderem escolher durante quanto tempo têm o seu dinheiro a render.