[weglot_switcher]

OPEP mantém projeções para procura de petróleo em 2023, sinalizando agravamento do défice de produção

O maior cartel petrolífero do mundo mantém a expectativa de 2,3% de crescimento na procura global, apesar dos riscos descendentes, o que significará um aprofundar do défice de produção, dados os cortes anunciados no início do mês.
13 Abril 2023, 15h29

Os cortes recentes na produção deste ano acordados pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverão agravar significativamente o défice do mercado global, segundo as projeções do cartel. Nas previsões atualizadas esta quinta-feira, a organização manteve inalterada a expectativa quanto à procura global, embora cite riscos descendentes.

No seu relatório mensal sobre o mercado global de petróleo, a OPEP e aliados, um grupo alargado de produtores da matéria-prima que inclui a Rússia, México, Cazaquistão e outros, cita as incertezas em torno da procura este ano como um dos motivos para o corte recente na produção.

O documento menciona a subida dos juros diretores nos EUA como um dos motivos a agravar a incerteza este verão, temendo que este processo de aperto monetário acabe por afetar a procura pelo ‘ouro negro’. Por outro lado, a reabertura da economia chinesa ainda não conferiu o impulso ao mercado petrolífero esperado há alguns meses, dificultando ainda mais o cenário para o resto do ano.

Ainda assim, a procura para este ano é vista como crescendo por 2,3 milhões de barris por dia (bpd), tal como no anterior documento de previsões do cartel. Já a economia global deve crescer 2,6%, outra previsão inalterada em relação ao mais recente exercício.

Recorde-se que o cartel surpreendeu os mercados internacionais a 2 de abril ao anunciar um corte da produção de 1,16 milhões de bpd, lançando a cotação do barril de novo em alta e aproximando-se dos 90 dólares (81,40 euros).

A produção de março da OPEP+ caiu, refletindo já cortes passados, pode-se ler no documento. O output de março chegou a 28,8 milhões de bpd, um decréscimo de 86 mil em relação ao mês anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.