[weglot_switcher]

OPEP revê em alta procura global por petróleo em 2021

O maior cartel petrolífero do mundo acredita numa melhor prestação da economia mundial, tendo também revisto os em alta as previsões para o crescimento económico global, assente no programa de estímulos norte-americano e num maior controlo da pandemia nos países mais desenvolvidos.
13 Abril 2021, 16h12

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu em alta as suas previsões para a procura global por produtos petrolíferos em 2021, uma ação motivada pela esperança num controlo da pandemia maior do que o que se verificou nos primeiros meses de 2021.

O relatório mensal da OPEP de abril estima uma procura diária na ordem dos 5,95 milhões de barris por dia, um número 6,6% acima do expresso no anterior documento desta natureza. Esta revisão contraria as feitas nos últimos meses, quando o maior cartel de petróleo do mundo baixou consecutivamente as previsões da procura mundial para este bem em resultado dos confinamentos decretados nos primeiros meses do ano.

O documento também atualiza as expectativas do grupo para o crescimento económico mundial, colocando-o agora nos 5,4%, acima dos 5,1% anteriormente expressos. Um aspeto relevante nesta alteração prende-se com o programa de estímulos norte-americano, que deverá ter um impacto global.

Estes resultados dependem, ainda assim, da evolução da pandemia, com a OPEP a adivinhar um maior controlo, fruto dos programas de vacinação nas economias mais desenvolvidas do mundo.

Depois dos cortes mantidos nos últimos meses, a organização salienta que a produção global deverá agora aumentar, sobretudo devido à subida no número de barris diários iranianos, cuja economia ficou isenta das reduções devido às sanções norte-americanas. Ainda assim, a OPEP manteve estáveis as suas previsões para a produção dos EUA, salvaguardando que, pela natureza do mercado americano, uma subida de preços pode levar a um aumento do output.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.