OPEP sugere especulação de preços do petróleo

Os princípios fundamentais do mercado petrolífero, incluindo a oferta e a procura, não justificam a queda de preços atual, disse hoje o secretário-geral da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sugerindo haver “especulação” de preços. “Queremos saber as verdadeiras razões que levaram a essa queda nos preços de petróleo”, diz Abdullah al-Badri no […]

Os princípios fundamentais do mercado petrolífero, incluindo a oferta e a procura, não justificam a queda de preços atual, disse hoje o secretário-geral da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sugerindo haver “especulação” de preços.

“Queremos saber as verdadeiras razões que levaram a essa queda nos preços de petróleo”, diz Abdullah al-Badri no Dubai, acrescentando que “a oferta e a procura têm tido um aumento [ligeiro] que não explica esta queda repentina de 50% ” desde meados de junho.

A continuar este colapso, acrescenta, isso significará que “a especulação contribui fortemente para empurrar os preços para baixo”.

OJE/Lusa

Recomendadas

Josep Borrell pressiona Israel sobre os palestinianos

O primeiro-ministro israelita Yair Lapid e o chefe de política externa da União desentenderam da reunião do Conselho da União Europeia-Israel, em Bruxelas. Pontos de vista diferentes sobre a Palestina e sobre o Irão ficaram bem evidentes.

Bulgária: eleições longe de resolverem crise política

Acusado de corrupção, o GERB voltou a ganhar as eleições e arrisca manter o país ingovernável. A única forma de ultrapassar o impasse seria um governo de coligação entre os dois maiores partidos, mas isso não parece estar no horizonte.

Indonésia. Polícia sob pressão pelo uso indiscriminado de gás lacrimogéneo

Os desacatos num estádio de futebol resultaram em 125 mortos, 17 dos quais crianças, de acordo com as autoridades. A atuação da polícia gerou o caos e vai contra as indicações da FIFA.