[weglot_switcher]

Operação Fizz: Orlando Figueira tentou esconder dados sobre Manuel Vicente

O antigo procurador afirmou em tribunal que não pensava ser preso e retirou dados do processo sobre Manuel Vicente para que não fossem conhecidos pelos jornalistas.
  • Pedro Nunes/Reuters
23 Janeiro 2018, 18h01

O antigo procurador Orlando Figueira retirou dados de um processo arquivado sobre o ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, enquanto ainda estava em funções, para que não fossem conhecidos pelos jornalistas, segundo noticia o jornal Sol. Arguido no processo conhecido como Operação Fizz, Figueira terá dito esta terça-feira em tribunal que considera que o direito à privacidade “sagrado”.

Em buscas realizadas à casa de Figueira, no âmbito da Operação Fizz, foram encontradas cópias de documentos de um anterior processo, conhecido como caso Portmill. Nos documentos, estariam disponíveis dados sobre os rendimentos de Manuel Vicente, que foram escondidos por Orlando Figueira para que o despacho de arquivamento não fosse consultado.

Acrescentou que mesmo quando as informações são seladas, há riscos. “Podem desaparecer documentos, há violações. No DCIAP acontecem essas coisas”, afirmou, sendo cita o Sol. “Nunca pensei ser preso”. Os documentos em questão, que foram retirados por Figueira, tinham sido entregues pelo advogado que representou Angola, Paulo Blanco. Estes foram posteriormente devolvidos, sendo que o coletivo questionou a razão para o procedimento já que o processo não fica sustentado com documentos.

A Operação Fizz tem por base acusações de que Manuel Vicente terá corrompido Orlando Figueira para que o então procurador arquivasse dois inquéritos, um deles o caso Portmill, relacionado com a aquisição de um imóvel de luxo no Estoril.

O ex-procurador do DCIAP está pronunciado por corrupção passiva, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documentos, o advogado Paulo Blanco por corrupção ativa em coautoria, branqueamento também em coautoria, violação de segredo de justiça e falsificação de documento em coautoria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.