[weglot_switcher]

Operações na rede Multibanco na Madeira cresceram mais de 6% no 1.º trimestre

Os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco, concretamente levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático, considerados no seu conjunto, registaram na Região Autónoma da Madeira um incremento de 6,2% no 1.º trimestre de 2017, comparativamente ao período homólogo.
27 Abril 2017, 16h43

Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) evidenciam que este crescimento derivou principalmente do aumento de 10,4% verificado nas compras através de terminais de pagamento automáticos (TPA), já que o acréscimo nos levantamentos não ultrapassou os 1,5%.

O acréscimo global foi mais acentuado nos cartões internacionais, que registaram um aumento de 10,1%, enquanto nos nacionais o incremento foi de 5,5%.

Por seu turno, os pagamentos seguiram a mesma tendência, crescendo 11,2% relativamente ao mesmo trimestre do ano transato.

A nível nacional, os montantes movimentados nas operações em análise da rede Multibanco também cresceram.

Nos levantamentos, o acréscimo foi de 1,7%, nas compras através de TPA de 8,9% e nos pagamentos de 8,5%. A variação homóloga dos levantamentos agregados às compras através de TPA no país, foi de +5,6%.

Desagregando

Voltando à análise dos dados regionais, observa-se que desagregando os levantamentos em nacionais e internacionais, os primeiros totalizaram no 1.º trimestre deste ano 140,6 milhões de euros, crescendo 2,2% face ao período homólogo, enquanto os segundos ultrapassaram os 15,4 milhões de euros, -4,8% que no mesmo período de 2016.

Por sua vez, as compras através de TPA feitas com cartões internacionais ascenderam aos 41,2 milhões de euros (+16,9% que no período homólogo), enquanto as compras feitas com cartões nacionais rondaram os 147,7 milhões de euros (+8,8% que nos primeiros três meses de 2016).

A análise dos dados por município mostra que em todos os municípios os levantamentos agregados às compras através de TPA cresceram, destacando-se São Vicente com a maior subida  (+12,2%), fruto do forte incremento das operações realizadas com cartões internacionais (+19,2%). Por sua vez, Santa Cruz registou o crescimento homólogo menos expressivo (+2,9%).

No Funchal, a variação homóloga dos levantamentos adicionados das compras através de TPA foi de +6,1%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.