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Operadores TVDE: Uber absorve mais de 70% das reclamações

O motivo mais frequente das queixas acerca da plataforma é a falta de qualidade do serviço, que é cada vez mais notado pelos consumidores, segundo revelam os indicadores do Portal da Queixa.
12 Julho 2022, 17h23

Mais de sete em cada dez reclamações relacionadas com operadores dos veículos TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) são dirigidas à Uber – empresa que presta este serviço em Portugal desde 2014 – e em particular devido à falta de qualidade do serviço, de acordo com os dados obtidos pelo Portal da Queixa e analisados pelo portal “Comunicar-se.com”.

Com 70%, a Uber domina entre as plataformas que recebem mais reclamações, seguida pela Bolta (16%), Antral (8%) e a FreeNow (2%).

As reclamações dos consumidores relacionadas com a subcategoria “Táxi e Veículos Ligeiros” registaram um crescimento no primeiro semestre do ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Uber registou a maior subida nas reclamações: foram mais 46%.

No que diz respeito à Uber, o principal motivo de queixa (32%) prende-se com a falta de qualidade do serviço prestado, sobretudo, pelo comportamento dos condutores; 24% são devidas aos valores cobrados pela plataforma, em muitos casos indevidamente ou por viagens não realizadas, enquanto 12% alegam dificuldade em receber faturas com número de contribuinte; são 10% os relatam problemas de acesso às suas contas de utilizador e 6% das reclamações chegam de parceiros (empresas e/ou motoristas).

Das reclamações apresentadas pelos consumidores ao longo do primeiro semestre, são 63% as que continuam sem resolução.

“No que se refere ao Índice de Satisfação – indicador que expressa o desempenho das marcas no Portal da Queixa -, a Uber apresenta um valor de 52.3 em 100, com uma Taxa de Solução de 38,3% e uma Taxa de Resposta de 99,7%”, o que realça um decréscimo do nível de qualidade ao nível do serviço ao longo dos anos, refere o mesmo portal.

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