Optimize conclui fusão transfronteiriça de três fundos de investimento

Para concretizar o objetivo de crescimento internacional, a Optimize criou a Optimize SICAV – uma sociedade de capital variável no Luxemburgo, que recebeu os três fundos de Investimento da Optimize previamente sediados em Portugal.

Cristina Bernardo

A Optimize Investment Partners SGOIC conclui a fusão transfronteiriça de três fundos “tornando-se na primeira sociedade gestora independente exportadora de fundos”, anunciou a empresa liderada por Pedro Lino, esta segunda-feira, em comunicado.

No dia 15 de outubro de 2021 foi concluída a fusão dos três fundos que envolveu inúmeras instituições, desde bancos depositários, a agentes de transferência, registadores centrais, auditores, departamentos de compliance, os comercializadores e as próprias autoridades de supervisão, a CMVM em Portugal e a CSSF no Luxemburgo.

O processo começou há mais de dois anos com a Optimize a contactar o AndBank Luxemburgo, para estudar a transferência dos seus fundos e disponibilizá-los na plataforma de fundos da Allfunds Bank.

O plano estratégico de crescimento da Optimize para os próximos anos, passa por aumentar a sua oferta no mercado português, mas também por se expandir internacionalmente.

Para concretizar o objetivo de crescimento internacional, a Optimize criou a Optimize SICAV – uma sociedade de capital variável no Luxemburgo, que recebeu os três fundos de Investimento da Optimize previamente sediados em Portugal, o Optimize Investimento Activo, o Optimize Europa Valor e o Optimize Obrigações.

Esta operação envolveu a troca de unidades de participação dos fundos de investimento portugueses por outros equivalentes na SICAV.

A gestão mantém-se da Optimize Investment Partners e para além destes três fundos, a Optimize SICAV já contava com o fundo Optimize Invest Selection, desenvolvido em parceria com a Euroconsumers, a maior associação de defesa do consumidor europeia, que reflete uma estratégia balanceada, diversificada e focada na mitigação do risco.

Os novos fundos acessíveis aos investidores europeus são o Optimize Global Flexible Fund, antigo Optimize Investimento Activo; o Optimize Europe Value Fund, antigo Optimize Europa Valor; o Optimize Global Bond Fund, antigo Optimize Obrigações; e o Optimize Invest Selection, em parceria com a Euroconsumers.

Pedro Lino, presidente da Optimize SICAV refere que “foi um trabalho de mais de dois anos que foi concluído e estamos muito contentes pela perspetiva de podermos chegar a mais investidores com produtos de excelência que foram inclusivamente premiados por várias entidades independentes”.  Já Nuno Santos, administrador da Optimize IP e da Optimize SICAV, refere no mesmo comunicado que “iniciámos uma nova etapa no caminho de internacionalização da Optimize, e temos parceiros à altura deste desafio: o Banco Best em Portugal, o Banco BIG em Portugal e Espanha, Keytrade na Bélgica e no Luxemburgo e o Andbank no Luxemburgo. Estamos a trabalhar para que brevemente juntemos novos parceiros e geografias neste projeto”.

Pedro Lino conclui que “esta foi uma operação única em Portugal concretizada com sucesso graças ao profissionalismo, coordenação e estruturação da operação.”

 

 

Recomendadas

EDP procura startups mais inovadoras na área da energia

Elétrica lança a 7ª edição do Free Electrons em busca de startups inovadoras. Candidaturas decorrem até 28 de janeiro.

Mitos que bloqueiam progressão feminina e dificultam diversidade de género nas empresas

Relatório da Mazars e Gender Balance Observatory desmistifica mitos em contexto laboral, entre os quais a falta de ambição e a aversão ao risco entre as mulheres, a questão da maternidade ou das quotas e a meritocracia.

Mercado automóvel cresce 1,8% entre janeiro e novembro, mas muito longe dos números pré-pandemia

Dados da ACAP revelam que em termos globais, o mercado automóvel regista um crescimento de 1,8% entre janeiro a novembro de 2022, face a igual período do ano anterior. De referir que 11,1% dos veículos ligeiros de passageiros novos são elétricos (BEV).
Comentários