Oracle e tecnológica portuguesa modernizam sistemas de quatro Caixas Agrícolas

As instituições bancárias do Bombarral, Chamusca, Mafra e Torres Vedras vão implementar novas soluções de banca digital ao longo dos próximos dois anos. O projeto, que decorre até 2024, envolve a migração de dados para a ‘cloud’.

A Oracle e a empresa portuguesa Digital Banking Solutions (DBS) estão a iniciar um projeto de modernização dos sistemas informáticos das Caixas Agrícolas do Bombarral, da Chamusca, de Mafra e de Torres Vedras, que envolve a implementação de novas soluções de banca digital.

O trabalho nas quatro instituição financeiras decorre até 2024 e inclui a instalação da plataforma Flexcube da Oracle, na cloud, e também soluções de risco e compliance de acordo com as normas e procedimentos internacionais.

“O investimento em TI [Tecnologias da Informação] é fundamental para a resposta adequada à evolução do mercado, a todas as exigências regulatórias, ao controlo dos riscos, à capacidade de gestão e de inovação, tão necessária nos dias de hoje”, contextualiza, em comunicado, a presidente do conselho de administração da Agrimútuo – FCRL (Federação das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra.

Segundo Manuela Nina Jorge, “o investimento será realizado no seio do ACE [Agrupamento Complementar de Empresas] das Caixas de Crédito Agrícolas independentes e permite potenciar a estrutura comum, aumentando sinergias, capacidade de resposta e diluindo custos para as suas associadas”.

Na opinião da chairman da Agrimútuo, “o desafio será enorme, permitindo também vir a acomodar as dinâmicas de outros projetos, como a sustentabilidade social, que já está a ser desenvolvido com relevantes universidades portuguesas”. Até porque envolve a migração de dados históricos para a nuvem.

A visão é partilhada por João Cruz, managing partner da DBS, que destaca o “contexto de regulação rigoroso, com requisitos de negócio alinhados com o plano estratégico das Caixas”, para responder aos desafios que se colocam ao sector financeiro, à concorrência crescente e ao aumento da exigência de clientes e reguladores.

Notícia atualizada às 11h34

Recomendadas

Banco Best tem novo CEO. Madalena Torres saiu no fim do mandato (com áudio)

Nuno Rocha é o novo CEO do Banco Best, o banco digital do grupo Novobanco, apurou o Jornal Económico. A anterior CEO, Madalena Torres, saiu em abril depois de apresentar as contas anuais. A venda do Banco Best volta a estar em cima da mesa. Mas o Novobanco diz que não há nesta altura nenhum processo aberto.

BPI distribui presentes de Natal a crianças no país

A edição de 2022 deverá mobilizar milhares de pessoas – entre trabalhadores sociais, voluntários, colaboradores e clientes do banco – para realizar os desejos de crianças apoiadas por instituições sociais que lutam contra a pobreza infantil em todo o país.

Luís Laginha de Sousa quer reafirmar caminho que tem sido feito pela CMVM

As linhas de atuação da nova administração do regulador de mercados, cuja cerimónia de tomada de posse decorreu esta segunda-feira no Ministério das Finanças, não significam “qualquer rutura com o caminho” seguido até agora, garante o novo presidente da CMVM que quer reforçar a articulação entre os supervisores.
Comentários