Orçamento da Madeira: 16 milhões alocados para a promoção do arquipélago e 1,3% do orçamento para a Cultura

No que depende da República, o Executivo Regional aguarda que o Estado proceda ao lançamento de um concurso para a aquisição dos equipamentos de medição dos ventos no Aeroporto da Madeira.

O Secretário Regional do Turismo e da Cultura, Eduardo Jesus, avançou que 16 milhões de euros do Orçamento da Região Autónoma da Madeira (RAM) para 2022 destinam-se à promoção do destino Madeira, não descurando da Cultura, que receberá 1,3% do valor total do orçamento.

“Asseguramos a continuidade do maior orçamento de sempre”, declarou Eduardo Jesus na discussão na especialidade do Orçamento da RAM para o Turismo e Cultura, assegurando que as metas do setor irão passar também por certificar o destino Madeira a nível da sustentabilidade turística.

O governante frisou a aposta do Governo Regional na digitalização deste setor, nomeadamente com a modernização e incremento de ferramentas de tecnologia de CRM, de georreferenciação, de realidade aumentada, entre outras.

A Secretaria Regional do Turismo destaca também um contrato-programa assinado com a Universidade da Madeira que, através do Observatório do Turismo, procede à recolha de dados e análise periódica da informação de natureza económica, social e ambiental, com vista à monotorização do turismo, e como suporte ao seu desenvolvimento na RAM.

No que depende da República, o Executivo Regional aguarda que o Estado proceda ao lançamento de um concurso para a aquisição dos equipamentos de medição dos ventos no Aeroporto da Madeira.

No âmbito da cultura, que Eduardo Jesus afirma ser um “setor fundamental para o desenvolvimento do arquipélago”, o governante destaca a aposta “inegável” do Governo Regional em ações, manifestações e apoios desenvolvidos, que rondam 1,1 milhões de euros. Estas vão desde campanhas de recuperação do património material e imaterial edificado, bem como o reforço na ação do “Madeira Film Commission”, colaborações com os museus e iniciativas digitais.

Recomendadas

Câmara do Funchal distingue empresários da restauração e duas associações de táxis em comemoração do Dia Mundial do Turismo

Pedro Calado enalteceu “a qualidade e a excelência” dos serviços prestados pelo sector de táxis, sublinhando que estes profissionais são muitas vezes “os grandes embaixadores da Madeira” e os primeiros a terem o contacto direto com os turistas quando chegam à cidade .

Comercialização de banana na Madeira aumentou 17,3% face ao ano passado

Do número total de bananas comercializadas de janeiro a agosto deste ano, 84,7% foi expedida, tendo como principal destino o Continente. Este valor era de 84,0% em 2021.

Valor mediano de avaliação bancária de habitação na Madeira atingiu máximos em agosto

Em agosto deste ano, o valor mediano de avaliação bancária de habitação RAM ficou em 1.385 euros/m2, um aumento de 1% em relação ao mês anterior e de 11,3% face ao mesmo mês do ano anterior.
Comentários