Premium‘Orçamento da poncha’ pode levar a ações disciplinares no PSD

A escassos dias da apresentação do OE2020, direção do PSD não vê interesse sério do PS em negociar. Diálogo de Miguel Albuquerque com Governo causou mal estar. Deputados do PSD Madeira arriscam ações disciplinares se furarem disciplina de voto.

A poucos dias da apresentação do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), a direção do PSD não vê um interesse sério por parte do Governo para negociar a aprovação do documento, sendo “díficil” contar com os votos favoráveis do partido liderado por Rui Rio, disseram ao Jornal Económico fontes sociais-democratas. Uma convicção reforçado pelo facto de António Costa estar disposto a chegar a entendimento com o PSD Madeira. Esta solução para viabilizar o OE2020, avançada pelo JE na semana passada, caiu mal junto da liderança do PSD, sendo interpretada por Rio como uma forma de pressionar o Bloco de Esquerda (BE), sabe o JE.

Na sexta-feira passada, o JE avançou que o Governo está a negociar com os deputados do PSD-Madeira e que os seus votos podem contribuir para vitalizar o OE2020. Em causa está o voto favorável do PAN, do PSD-Madeira e do Livre para garantir 116 votos no Parlamento que dão “luz verde” às medidas orçamentais para o próximo ano. Uma “solução surpresa” que permite prescindir de abstenção do BE e está a causar mal-estar na direcção de Rui Rio, que foi apanhada de surpresa e não descarta processos disciplinares caso seja furada a disciplina de voto, revelou ao JE fonte próxima ao presidente do PSD. De acordo com a mesma fonte, “o Executivo de Costa, se quer os votos do PSD da Madeira, não pode depois querer negociar com o PSD nacional”, realçando que este acordo com os deputados madeirenses “ajuda ao voto contra o OE2020 pelo PSD”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

Governo aprova proposta do OE 2020

O Governo aprovou hoje a proposta do OE 2020 ao fim de quase 10 horas de reunião. Documento vai ser entregue no Parlamento na segunda-feira.
Recomendadas

SIC: Alargamento da dedução dos juros da habitação em sede de IRS poderá abranger mais de 660 mil famílias

Segundo a SIC Notícias, se a medida for incluída no Orçamento do próximo ano, como se espera, poderá abranger mais de 660 mil famílias. 

OE2023: PAN critica “rumo de desvalorização salarial” da função pública

A porta-voz do PAN criticou hoje a proposta de aumentos salariais para a função pública, apontando um “rumo de desvalorização salarial” e alertando que os funcionários públicos “viverão com menos recursos” no próximo ano.

OE2023: Iniciativa Liberal vai insistir no desagravamento de vários impostos

O líder da Iniciativa Liberal (IL) disse hoje, em Coimbra, que o partido vai apresentar cerca de uma dúzia de propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2023, que visam o desagravamento de vários impostos.
Comentários