[weglot_switcher]

Ordem dos Engenheiros visita central nuclear de Almaraz

O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, irá liderar esta comitiva à central nuclear de Almaraz, em Espanha.
14 Fevereiro 2017, 07h10

Uma delegação da Ordem dos Engenheiros, liderada pelo bastonário Carlos Mineiro Aires, visita hoje a central nuclear de Almaraz, em Espanha, a poucos quilómetros da fronteira portuguesa.

“Com esta visita, a Ordem dos Engenheiros pretende inteirar-se dos desenvolvimentos da anunciada intenção de construção de um depósito de resíduos nucleares junto desta central, bem como das perspetivas de prolongamento do seu ciclo de produção”, avança um comunicado da Ordem dos Engenheiros.

 A instituição presidida por Carlos Mineiro Aires sublinha que “está ciente das posições tomadas pelo governo português quanto à obrigatoriedade de serem respeitadas as regras europeias e o direito internacional relativo aos impactos transfronteiriços a que as intenções de desenvolvimento de infraestruturas desta natureza, e de outras, estão obrigadas”.

Recorde-se que o governo português apresentou uma queixa contra Espanha nas instâncias comunitárias por o país vizinho pretender construir um depósito de resíduos nucleares na central de Almaraz.

Nesta iniciativa, o diretor da central irá fazer uma apresentação sobre as características técnicas desta infraestrutura nuclear.

Depois, haverá uma visita ao edifício de turbinas, sala de controlo e parte exterior da central nuclear de Almaraz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.