Equipamentos de aquecimento mais eficientes: quais os benefícios?

Referimo-nos a benefícios adicionais como o conforto térmico, a qualidade do ar, a redução do impacte ambiental ou a valorização do imóvel, cuja não consideração pode levar a que se subestime o real valor de melhorar o seu sistema de aquecimento.

Quando falamos em mudança de equipamentos para outros mais eficientes – classe energética A – os consumidores deduzem logo que se trata de benefícios relacionados com a poupança de energia e dinheiro. Porém, existem outras regalias indiretas.

Referimo-nos a benefícios adicionais como o conforto térmico, a qualidade do ar, a redução do impacte ambiental ou a valorização do imóvel, cuja não consideração pode levar a que se subestime o real valor de melhorar o seu sistema de aquecimento.

Há ainda outros fatores associados, como a própria aparência estética do equipamento, a facilidade de utilização e de manutenção, a reduzida área necessária para a instalação do mesmo e o próprio armazenamento.

Portanto, na ponderação da adoção de equipamentos mais eficientes, estes benefícios não diretos devem também completar a sua lista de aspetos positivos, representando um ‘bónus’ no qual os consumidores estão dispostos a investir.

Num inquérito direcionado aos consumidores realizado em vários países europeus, concluiu-se que a redução do impacte ambiental e a independência em relação aos preços da energia são os benefícios mais valorizados e que motivam um investimento extra na solução de aquecimento. Por oposição, a estética é o benefício no qual os consumidores menos investem.

Quer adotar equipamentos mais eficientes para a sua casa, mas necessita de ajuda? Recorda-se do projeto HARP? Deixamos-lhe toda a informação necessária e um simulador para comparar as ofertas no mercado e os benefícios associados aqui!

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

 

 

 

Recomendadas

Conheça algumas dicas para tornar a sua casa mais confortável no próximo inverno

Com o aproximar do inverno e em contexto de crise energética, torna-se ainda mais relevante aumentar a eficiência energética no interior das habitações. A plataforma online Taskrabbit dá a conhecer algumas dicas.

O excesso de peso da mochila pode ser prejudicial à saúde do seu filho

É importante redobrar os cuidados e repensar nos materiais a levar para a escola, já que a mochila com peso tem um forte impacto na postura da criança.

Se é consumidor idoso, saiba como pode proteger-se de possíveis fraudes ou vendas agressivas

A DECO considera importante que o consumidor idoso se dote de toda a informação disponível, de forma a proteger-se e prevenir-se face a estas eventuais fraudes, das quais destacamos as armadilhas como a usurpação dos dados pessoais e o uso e “abuso” da assinatura. 
Comentários