[weglot_switcher]

Ex-mulher do CEO da Amazon junta-se aos doadores de fortunas para causas de caridade

MacKenzie Bezos é o nome mais recente da iniciativa de caridade Giving Pledge, criada por Warren Buffett e pelo casal Bill e Melinda Gates.
  • 4. Mackenzie Bezos
30 Maio 2019, 07h28

Após ter passado pelo divórcio mais caro da história, a ex-mulher do CEO da Amazon, MacKenzie Bezos, comprometeu-se a doar, pelo menos, metade da sua fortuna para caridade. Num comunicado emitido pela milionária, é referido que tem “um montante desproporcional de dinheiro para doar”. A fortuna da ex-mulher do fundador da Amazon está avaliada em cerca de 37 mil milhões de dólares (aproximadamente 33 mil milhões de euros), pelo que entregará 18,5 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros).

MacKenzie assinou a “Giving Pledge”, uma iniciativa criada em 2010 por Warren Buffett e pelo casal Bill e Melinda Gates, e que encoraja a população mais rica a ceder parte da sua fortuna para causas de caridade (em vida e através de testamento). A iniciativa conta com 204 nomes, de acordo com o canal televisivo norte-americano CNN. E a esmagadora maioria prefere manter o anonimato.

No entanto, entre os milionários conhecidos do “Giving Pledge” contam-se nomes conhecidos, como Michael Bloomberg, George Lucas, David Rockfeller, Ted Turner ou Richard Branson. Esta iniciativa de caridade não aceita dinheiro, apenas pede aos bilionários que assumam o compromisso moral de doar uma parte da sua riqueza em favor da comunidade. “As coisas não trazem felicidade. Fazer algo positivo com a vida é o que realmente importa e, felizmente, os nossos filhos, os nossos herdeiros principais, concordam connosco neste assunto”, dizem.

Estima-se que, desde 1994, Bill e Melinda Gates já tenham doado perto de 35 mil milhões de dólares, cerca de 30 mil milhões de euros, em dinheiro e ações. Já o multimilionário Warren Buffett terá doado 27,5 mil milhões de dólares, cerca de 23,4 mil milhões de euros.

Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, optou por outra alternativa. Em 2015, o empresário anunciou que iria doar 99% das suas ações da rede social a uma fundação, a Chan Zuckerberg Initiative, destinada a melhorar o potencial humano e a promover a igualdade entre todas as crianças na próxima geração.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.