PremiumOs oito riscos e incertezas que marcam o próximo Orçamento

Nas vésperas da apresentação do OE2023, antecipa-se um documento marcado pelo ambiente de incerteza, pressões inflacionistas e o risco de recessão.

O ambiente de elevada incerteza, as fortes pressões inflacionistas e a possibilidade de recessão nos principais parceiros comerciais de Portugal constituem riscos que não deverão passar à margem do próximo OE.

Subida acentuada dos juros
No relatório de atualização das perspetivas económicas e orçamentais 2022-2026, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) dá conta da preocupação de que “a materialização de uma inflação mais elevada poderá conduzir a uma normalização mais rápida da política monetária por parte do Banco Central Europeu (BCE), agravando as condições de financiamento da economia – com consequências mais penalizadoras para Portugal devido ao elevado endividamento das famílias e empresas”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

António Costa: Ambiente+Simples ajuda investimento nas renováveis

O primeiro-ministro afirmou que a desburocratização e a digitalização da administração pública é fundamental para reduzir custos e facilitar o investimento nas renováveis.

Presidente do Peru detido após ser destituído e acusado de golpe de Estado

Pedro Castillo foi detido e está na sede da polícia de Lima, depois de ter sido destituído pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a sua dissolução.

Lagarde e o ‘whatever it takes’ para controlar a inflação. Ouça o podcast “Mercados em Ação”

No “Mercados em Ação”, podcast do JE, vai poder contar com a análise de especialistas em temas como ações e obrigações; investimento e poupança; BCE e FED; resultados e empresas; análises e gráficos.
Comentários