PremiumOs temas quentes do regresso aos trabalhos parlamentares

Do serviço prestado pela CP até às alterações das leis laborais, passando pelo_Orçamento do_Estado para 2019, pela Comissão da Transparência e pela nova lei das armas. A atividade política volta a acelerar em setembro.

Findo o período estival, os trabalhos parlamentares serão retomados na próxima semana e destacam-se vários temas quentes em cima da mesa. O Jornal Económico antecipa o que de mais importante vai ser discutido e decidido no regresso à atividade política.

Audição do presidente da CP

No dia 4 de setembro, o presidente da CP – Comboios de Portugal, Carlos Gomes Nogueira, marca presença na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, para um audição “sobre a degradação do material e o serviço prestado”. Os problemas em torno da CP foram um dos temas quentes das últimas semanas e vão continuar a sê-lo no arranque dos trabalhos parlamentares em setembro.

 

Alterações à legislação laboral

Ao longo dos últimos meses, os partidos mais à esquerda (BE, PCP e PEV) têm pressionado o Governo do PS no sentido de alterar as leis laborais, revogando várias normas introduzidas nos anos da “troika”. No entanto, em sede de Concertação Social, o Governo negociou uma série de medidas acordadas com os parceiros sociais e a UGT, posteriormente traduzidas numa proposta de lei apresentada no Parlamento.

 

Negociação do OE 2019

É um dos temas centrais no regresso de férias, a negociação do último Orçamento do Estado da legislatura em que o PS liderou um Governo de minoria, sem coligações, mediante acordos de apoio parlamentar com BE, PCP e PEV.

 

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários