PremiumÓscar Gaspar: “É necessário um consenso partidário sobre a Saúde”

Óscar Gaspar alerta que o SNS sofre de subfinanciamento crónico e que só uma decisão política conjunta pode solucionar um problema que vai agravar-se com o envelhecimento da população.

Cristina Bernardo

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, é o convidado desta semana do programa decisores, transmitido hoje, no site e nas redes sociais do Jornal Económico, esta semana com a apresentação de Alexandra Almeida Ferreira e Miguel Mauritti.

Óscar Gaspar considera que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está à beira da rutura, devido ao subfinanciamento crónico que afeta o setor e à falta de profissionais qualificados para responder às necessidades de saúde da população. Diz que “não podemos ignorar” que “foi graças ao SNS, com todas as vicissitudes por que atravessou, que foi possível atingir uma das mais baixas taxas de mortalidade a nível mundial e um aumento da esperança de vida que também compara bem com a dos nossos parceiros mais avançados”, mas que, “se olharmos para outros indicadores, como o do número de anos de vida saudável aos 65 anos de idade, ou a motivação dos profissionais em alguns hospitais públicos, ou, ainda, a suborçamentação dos hospitais, verificamos que alguma coisa não está bem e que importa rapidamente corrigir”.

“Diria que, nos últimos 30 anos, as coisas correram relativamente bem, mas que hoje os desafios são muito grandes e exigem um maior investimento por parte do Estado, o que não tem acontecido nos últimos anos”, diz.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

SNS só tem metade dos médicos reumatologistas necessários

Para garantir uma cobertura nacional, a Ordem dos Médicos diz que são precisos pelo menos 250 profissionais, avança o jornal ‘Público’.
Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários