Pagamentos contactless disponíveis na rede Fertagus (com áudio)

A Mastercard anunciou em comunicado que já é possível validar viagens com cartão de pagamento contactless em toda a Rede Fertagus, composta por 14 estações.

Foto cedida

A Mastercard anunciou em comunicado que já é possível validar viagens com cartão de pagamento contactless em toda a Rede Fertagus, composta por 14 estações.

A iniciativa pioneira em Lisboa resulta de um projeto desenvolvido entre a Mastercard, a Fertagus, a Finaro, a Ubirider e a Axians.
“O pagamento contactless dos bilhetes torna mais fácil e mais cómoda a utilização dos comboios da Fertagus. Os utilizadores precisam apenas de selecionar o destino no validador, aproximar o seu cartão contactless e seguir viagem”, explica a empresa.

“Também envolvidos nesta iniciativa estiveram a Axians, empresa do grupo Vinci empenhada na transformação digital, e a Ubirider, start-up portuguesa que criou e desenvolveu a plataforma Pick, um sistema independente para servir em simultâneo os viajantes e os operadores de transportes”, destaca a Mastercard.

O projeto piloto foi apresentado em setembro, durante a Semana da Mobilidade, e “é mais uma das atividades no âmbito da parceria da Mastercard com o Grupo Barraqueiro, que pretende dar resposta aos desafios da transformação digital no setor da mobilidade urbana e dos transportes públicos em Portugal, através do recurso a soluções tecnológicas inovadoras, incluindo na área dos pagamentos dos títulos de transporte”.

Clara Esquível, Administradora da Fertagus, afirma em comunicado que “uma maior facilidade no acesso ao serviço permite um ganho efetivo de tempo nas deslocações dos nossos clientes”.

“Por isso a Fertagus tem vindo a procurar soluções inovadoras que permitam aos nossos clientes ganhar eficiência nas suas viagens. A facilidade e comodidade na utilização do contactless é determinante para garantir os níveis de qualidade do serviço e satisfação do cliente que sempre foi nosso objetivo. A Fertagus tem como visão ser imprescindível nas soluções de mobilidade na área metropolitana de Lisboa e por isso tem sido pioneira em vários projetos, tendo apostado desde o início em promover a mobilidade urbana inteligente”, conclui.

Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal, salienta no comunicado que “através da adoção de soluções tecnológicas inovadoras, estamos a ter um impacto concreto na evolução da mobilidade na capital portuguesa, na vida na cidade e no dia a dia dos utilizadores de transportes públicos, que agora veem simplificado o pagamento de títulos de transporte público em toda a rede Fertagus graças à utilização do cartão contactless como único suporte necessário à sua viagem”.

“É um marco importante, um projeto pioneiro no qual a Mastercard participa e que demonstra que é possível impulsionar a transição digital na área da mobilidade a nível nacional, tal como aconteceu noutras cidades em que a Mastercard esteve envolvida em projetos semelhantes”, realça.

Já David Jofre Tejada, VP Sales & Business Development Iberia da Finaro, comenta no mesmo comunicado que “desenvolvemos uma solução completa que cobre todas as necessidades do operador e simplifica os pagamentos para os utilizadores da rede Fertagus”.

“Na Finaro queremos a liderar a mudança nos sistemas de pagamento dos transportes em toda a Europa, e estamos muito orgulhosos por contribuir para trazer esta inovação também até Li­sboa. Acreditamos no poder da inovação e do progresso tecnológico para facilitar e melhorar o dia a dia de todas as pessoas – e a mobilidade é uma parte importante disso”, refere o gestor.

A adoção dos pagamentos contactless em transportes públicos tem sido uma tendência crescente nas grandes cidades, pelo que trazem de conforto e rapidez no acesso aos transportes públicos. Evitando a necessidade de compra prévia de um título de transporte, basta efetuar o pagamento diretamente nos validadores das estações, em equipamentos semelhantes àqueles em que habitualmente já são validados os títulos de transporte.

“Este tipo de soluções oferece pagamentos rápidos e cómodos dos títulos de transporte, e também traz benefícios aos operadores ao nível dos ganhos de eficiência e de qualidade da operação”, diz a Mastercard que neste momento está a trabalhar com mais de 330 cidades em todo o mundo em mobilidade inteligente e, de entre os muitos casos de sucesso, destaca o da Transportes de Londres (autocarros, metro e comboios), que permitiu uma redução de custos na ordem dos 35%, superior a 100 milhões de euros, e registou 3 vezes mais viagens, nas quais foram utilizados 19 milhões de cartões contactless de mais 100 países diferentes.

 

Recomendadas

Ford desce preços do modelo Mustang Mach-E

A fabricante norte-americana junta-se à Tesla na redução de preços de modelos de automóveis elétricos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Disparo nos preços do petróleo duplica lucros do mercado global de matérias-primas

Entre 2018 e 2021, os lucros do mercado global de commodities passaram de 27 para 54 mil milhões de dólares e a volatilidade acrescida nos mercados de petróleo e gás após a invasão russa da Ucrânia devem ter agravado esta tendência, projeta a McKinsey.
Comentários