[weglot_switcher]

Pagamentos de retalho subiram 8% em 2017, diz o Banco de Portugal

O banco central sublinhou que os pagamentos eletrónico voltaram a aumentar e os instrumentos de papel, como os cheques, diminuiram. As compras online com cartão e a tecnologia ‘contactless’ tiveram pouca expressão, mostrando que há “margem de progressão significativa na adoção de soluções inovadoras”.
14 Maio 2018, 09h16

Os pagamentos de retalho aumentaram 8% em 2017, em número e em valor, acompanhando a evolução da atividade económica, revelou esta segunda-feira o Banco de Portugal.

“Em 2017, o sistema que processa as operações de pagamento de retalho em Portugal, o SICOI, liquidou 2541 milhões de operações, no valor de 417 mil milhões de euros. As operações processadas no SICOI aumentaram 8% em número e em valor relativamente ao ano anterior, prosseguindo a tendência de crescimento dos últimos anos,” referiu, em relatório.

Adiantou que o recurso a instrumentos de pagamento eletrónicos também voltou a aumentar, com os débitos diretos foram o instrumento de pagamento cuja utilização mais cresceu em Portugal: 12,1% em número e 16% em valor.  “As transferências a crédito aumentaram 8,2% em número e 10,9% em valor. As operações realizadas pelo Multibanco também cresceram: 8% em quantidade e 8,5% nos montantes processados”.

O banco central explicou que, em contrapartida, a utilização de instrumentos em papel diminuiu. “Apesar de ainda terem representado 13,1% dos montantes processados no SICOI, as operações com cheques decresceram 11,6% em número e 5,8% em valor.”

O número de cheques devolvidos também diminuiu, 12,2%, bem como as entidades registadas na listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco, 13% (17 263 entidades a 31 de dezembro).

O Banco de Portugal sublinhou que as operações processadas pela rede Multibanco continuaram a representar 86% do número e 27,6% do montante total de pagamentos de retalho excluindo o numerário. Dos 2.185 milhões de operações efetuadas pelo Multibanco, 49,5% foram compras, 20, 1% levantamentos e 19,8% operações de baixo valor.

No final do ano, estavam registados na rede Multibanco 14,6 milhões de cartões de débito (mais 4,1% do que em 2016) e 6 milhões de cartões de crédito (mais 0,5%).

Online e contactless com pouco peso

“As compras online com cartão continuaram a ter um peso pouco expressivo em Portugal: representaram apenas 3,9% do número e 5,9% do valor total de compras realizadas em 2017″.

Da mesma forma, nas compras presenciais, apenas 1,6% do número e 0,6% do valor processados corresponderam a operações realizadas com recurso a tecnologia de leitura por aproximação do cartão de pagamento (tecnologia contactless).

“Estes números evidenciam que existe uma margem de progressão significativa na adoção de soluções inovadoras nos pagamentos de retalho,” sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.