[weglot_switcher]

Pagamentos do Reino Unido à União Europeia podem continuar até 2020

Apesar do Brexit, o comissário europeu para o Orçamento e Recursos Humanos, Guenther Oettinger, afirma que os pagamentos continuarão nos próximos três anos.
7 Agosto 2017, 09h44

O comissário europeu para o Orçamento e Recursos Humanos, Guenther Oettinger, afirma que os pagamentos do Reino Unido à União Europeia podem continuar até 2020, mesmo depois do Brexit.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, publicada esta segunda-feira, o responsável europeu sublinhou que o Reino Unido está obrigado a cumprir com os compromissos assumidos com os programas de longo prazo, antes do referendo para o divórcio com o bloco europeu em 2019.

“Consequentemente, Londres terá que transferir fundos para Bruxelas pelo menos até 2020”, explicou Guenther Oettinger à publicação alemã, acrescentando que espera que a Alemanha enfrente custos adicionais na ordem dos milhares de milhões de euros fruto da saída do Reino Unido da União Europeia.

De acordo com comissário europeu para o Orçamento e Recursos Humanos, este abandono deixaria um buraco anual de entre 10 mil milhões a 12 mil milhões de euros nos cofres europeus.

Na sua opinião, o valor poderia ser compensado através de cortes orçamentais, de aumentos no pagamento por parte dos Estados-membros e do fim dos descontos negociados ao longo dos anos com os 27 países. “Isso resultaria numa significativa simplificação administrativa e acabaria com as disputas que acompanharam as negociações orçamentárias até agora”, disse, na mesma entrevista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.