[weglot_switcher]

Página oficial da Casa Branca deixa de ter versão em espanhol

A versão espanhola da página oficial da Casa Oficial foi criada poucos meses depois de Barack Obama ter tomado posse em 2009. Nos EUA vivem mais de mais de 55 milhões de pessoas que falam espanhol.
  • REUTERS/Jonathan Ernst
22 Janeiro 2017, 21h27

A partir de agora, quem aceder à página www.whitehouse.gov/espanol, vai encontrar a mensagem “Disculpa, la página que estás buscando no puede encontrarse”. Pouco depois da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esta sexta-feira. a página online da Casa Branca deixou de ter a versão em espanhol.

A página foi criada poucos meses depois de Barack Obama ter tomado posse em 2009, com a tradução da página oficial da Casa Branca e alguns temas de interesse para a comunidade hispânica.

A nova administração da Casa Branca, da qual não consta qualquer latino em cargos de responsabilidade, ordenou também o encerramento de outros instrumentos de comunicação em espanhol, como a conta @LaCasaBlanca, na rede social Twitter, e uma página do Facebook.

Durante a campanha às presidenciais, o magnata nova-iorquino protagonizou uma série de críticas polémicas ao uso da língua espanhola. Já em setembro de 2015, Donald Trump dirigiu-se ao ex-governante Jeb Bush, dizendo que que este deveria “dar o exemplo e falar inglês quando está nos Estados Unidos”.

Recorde-se que em território norte-americano vivem mais de mais de 55 milhões de pessoas que falam espanhol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.