[weglot_switcher]

Página oficial da Casa Branca vai voltar a ter versão em espanhol, promete o Presidente

A versão espanhola da página oficial da Casa Branca foi eliminada poucas horas depois de o presidente eleito, Donald Trump, ter tomado posse.
  • Carlos Barria/REUTERS
24 Janeiro 2017, 12h01

Depois de a versão espanhola do site da Casa Branca ter sido suspensa no mesmo dia da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump vem agora dizer que tudo não passou de um erro informático e que a página online será restaurada em breve.

A garantia foi dada pelo porta-voz do presidente recém-empossado, Sean Spicer, numa conferência de imprensa, onde assegurou que o conteúdo da página vai ser restaurado “peça por peça” o mais rapidamente possível. O porta-voz de Trump afasta assim a suspeita de que o encerramento da página estaria ligado a quaisquer motivos políticos.

Sean Spicer diz, no entanto, haver ainda “muito trabalho para fazer na página web para assegurarmos que estamos preparados para reunir a máxima informação possível o quanto antes”.

A situação causou polémica dentro dos Estados Unidos e além-fronterias e motivou o Governo espanhol a fazer uma tomada de posição pública.

“A gestão do site da Casa Branca é uma questão interna. No entanto, lamentamos a eliminação da versão espanhola. Não nos parece boa ideia” disse o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Alfonso Dastis, citado pelo diário espanhol ‘El País’.

A página foi criada poucos meses depois de Barack Obama ter tomado posse em 2009, com a tradução da página oficial da Casa Branca e alguns temas de interesse para a comunidade hispânica, que nos EUA representa mais de 55 milhões de cidadãos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.