Pais e irmão de Miguel Frasquilho terão recebido 54 mil euros do saco azul do GES

A Espírito Santo Enterprises fez seis transferências para a família do ex-secretário de Estado do Tesouro e das Finanças entre 2009 e 2011, a partir de uma conta no Banque Privée Espírito Santo, na Suíça.

Cristina Bernardo

A mãe, o pai e um irmão do atual chairman da TAP Air Portugal, Miguel Frasquilho, terão recebido 54 mil euros do saco azul do Grupo Espírito Santo (GES), revela o “Expresso” na edição deste sábado.

De acordo com o semanário, a Espírito Santo Enterprises, empresa considerada o “saco azul” do GES, fez seis transferências para a família do ex-secretário de Estado do Tesouro e das Finanças entre 2009 e 2011, a partir de uma conta no Banque Privée Espírito Santo, na Suíça.

A mãe do ex-governante, Maria Susete, recebeu 8,5 mil euros em 2011, o pai, Fernando Frasquilho, auferiu de 18,5 mil euros, entre 2009 2010, e o irmão Filipe arrecadou 27,5 mil, entre 2009 e 2011. A mesma publicação sublinha que o nome de Miguel Frasquilho, que foi diretor da Espírito Santo Research, não consta da lista de destinatários da conta suíça da offshore.

Em resposta à SIC, na sequência da notícia, o presidente do conselho de administração da TAP confirmou as transferências da sua entidade patronal para os familiares, mas assegurou que foi ele quem pediu essas transações.

“Deve-se ao facto de eu ter pedido isso à minha entidade patronal, uma vez que eu tinha dívidas para saldar com esses meus familiares diretos (…). Tenho a certeza de que [todos os rendimentos] foram por mim declarados ao fisco”, afirmou Miguel Frasquilho ao canal de Carnaxide.

Relacionadas

Ex-governantes Manuel Pinho e Rita Barosa terão recebido milhares de euros do saco azul do GES

Os antigos governantes terão ganho, enquanto funcionários do Banco Espírito Santo, mais de 158 mil euros em 2007 e 2008 e outros 45.891 euros no ano seguinte.

“Falta conhecer muitos dos beneficiários do saco azul do BES”

Jornalista Luís Rosa tem um novo livro sobre o caso BES, escrito com base nos interrogatórios feitos pela Justiça a Ricardo Salgado. Revela que ex-presidente do BES ligou Marcelo Rebelo de Sousa à venda do jornal Sol ao angolano Álvaro Sobrinho.
Recomendadas

Reabilitação do Centro Municipal de Desportos Náuticos de Coimbra já foi consignada

A primeira fase de reabilitação dos pavilhões do Centro Municipal de Desportos Náuticos de Coimbra, orçada em 338 mil euros, foi consignada hoje, revelou o município.

JMJLisboa2023. Portugal terá retorno económico de cerca de 350 milhões de euros

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza no próximo mês de agosto em Lisboa, vai ter um retorno económico para Portugal de cerca de 350 milhões de euros, revelou hoje o coordenador do evento nomeado pelo Governo.

Três desalojados após incêndio numa habitação no concelho de Pedrógão Grande

Três pessoas ficaram hoje desalojadas na sequência de um incêndio numa habitação em Troviscais Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, norte do distrito de Leiria, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros locais.
Comentários