[weglot_switcher]

Países europeus poupam 100 mil milhões por ano com genéricos

Sem o uso de medicamentos genéricos, os países europeus gastariam mais 100 mil milhões de euros por ano no tratamento de doentes.
29 Setembro 2016, 20h18

Este valor de poupança que os genéricos permitem, por ano, é uma das principais conclusões do estudo “O papel dos medicamentos genéricos na sustentabilidade dos sistemas de saúde: uma perspetiva europeia”, recentemente apresentado em Portugal, no âmbito do seminário “O Valor dos Medicamentos Genéricos”, organizado pela APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares.

O estudo, levado a cabo pela consultora IMS Institute for Healthcare Informatics, conclui que, em 2050, a população europeia com mais de 65 anos vai aumentar de 129 para 191 milhões, com o consequente aumento da incidência de doenças crónicas, e o correspondente impacto na despesa dos Estados com a saúde. Os medicamentos genéricos, possibilitaram que, entre 2005 e 2014 os países europeus duplicassem o número de doentes tratados, tendo mantido o mesmo orçamento. Nos últimos dez anos, os medicamentos genéricos aumentaram em mais de 100% o acesso a medicamentos em sete áreas terapêuticas chave, sem aumentar o custo dos tratamentos.

Importa reter que, neste momento, a indústria dos medicamentos genéricos emprega mais de 160 mil pessoas na Europa e os medicamentos genéricos representam já 56% dos medicamentos prescritos na Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.