[weglot_switcher]

Países europeus são os principais alvos do Estado Islâmico

Um estudo norte-americano do Instituto para o Estudo da Guerra mostram que, desde 2014 até setembro deste ano, o continente europeu foi alvo de 54 tentativas ou ataques concretizados.
  • Zohra Bensemra/REUTERS
2 Novembro 2017, 13h56

A Europa tem sido o principal alvo dos ataques terroristas do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh), se deixarmos de fora os ataques perpetrados pelo grupo no Médio Oriente. Um estudo norte-americano do Instituto para o Estudo da Guerra mostram que, desde 2014 até setembro deste ano, o continente europeu foi alvo de 54 tentativas ou ataques concretizados, avança o jornal ‘Público’.

O relatório mostra que a ameaça terrorista é sobretudo elevada para a Europa e as recentes conquistas de território controlado pelo Daesh na Síria e no Iraque não a fizeram recuar. O mesmo acontece com as imposições de vários países de regras mais repressivas e focadas em reduzir a ameaça terrorista, que se revelaram pouco eficazes a cumprir o seu propósito.

“O Daesh continua a planear, fornecer recursos e executar ataques a partir dos seus centros seguros na Síria, Iraque e Líbia”, afirmam os autores do estudo, Jennifer Cafarella e Jason Zhou. “O aumento de ataques inspirados pelo Daesh na Suécia e na Finlândia pode ser um sinal da receptividade da atividade online dirigida a populações vulneráveis nestes países”.

Os autores indicam que a ampliação do alcance da propaganda jihadista assentou essencialmente numa “campanha de ataques coordenados para atingir o Reino Unido e Espanha”. A maioria dos ataques levados a cabo pelo grupo fundamentalista islâmico foram feitos com recurso a veículos, como aconteceu no caso de Nice, Berlim e, mais recentemente, em Nova Iorque.

Nos Estados Unidos, o número de ataques foi bastante inferior ao registado na Europa. Durante o mesmo período em estudo, foram contabilizados 18 ataques inspirados pelo Daesh. O ataque desta terça-feira em Manhattan foi reivindicado pelo grupo terrorista. Oito pessoas terão morrido e 11 terão ficado feridas depois de uma carrinha ter abalroado quem passava numa ciclovia muito movimentada perto do memorial do World Trade Center, que recorda as mais de 2 mil vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.