Países muçulmanos reclamam reconhecimento de Jerusalém Leste como capital da Palestina

No comunicado desta organização, que junta os líderes de 57 países muçulmanos, é declarado que “o Estado da Palestina” deve ser reconhecido, e Jerusalém Leste como “a sua capital ocupada”.

A Organização de Cooperação Islâmica (OCI) veio hoje reclamar que Jerusalém Leste seja reconhecida internacionalmente como a capital do Estado Palestiniano.

No comunicado desta organização que junta os líderes de 57 países muçulmanos, é declarado que “o Estado da Palestina” deve ser reconhecido, e Jerusalém Leste como “a sua capital ocupada”.

Já a decisão de Donald Trump declarar o reconhecimento americano de Jerusalém como a capital de Israel foi considerada “legalmente nula e inválida” pelos membros da OCI. Os Estados Unidos, diz ainda o comunicado, serão 2totalmente responsáveis por todas as consequências de não se retratarem desta decisão ilegal”,.Jerusalém Leste fazia parte da proção da cidade entregue à Jordânia aquando da divisão da região em dois estados, após a criação de Israel, mas foi conquistada pelos israelitas na guerra de 1967. Os palestinianos, no entanto, defendem que essa conquista configura uma ocupação ilegal, e que a cidade deverá ser a sua capital.

Relacionadas

Irão apoia a nova intifada contra Israel e a “conspiração sionista” dos EUA

Os Guardas da Revolução do Irão mostraram-se ainda disponíveis para proporcionar “todo o apoio necessário” às forças de resistência palestinianas.

Benjamin Netanyahu: “Jerusalém é a capital de Israel, ninguém o pode negar”

“Torna possível a paz porque reconhece a realidade e a substância da paz”, declarou o primeiro-ministro israelita esta segunda-feira, em Bruxelas, antes do encontro com os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

Oficial: Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

A mudança da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, no entanto, não deverá ser feita imediatamente.
Recomendadas

Eleições no Brasil: Bolsonaro acredita que terá no mínimo 60% dos votos

Às presidenciais brasileiras concorrem onze candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Reino Unido: Congresso do Partido Conservador ensombrado por “tempestade” financeira 

Eleita líder dos ‘tories’ apenas no início de setembro, Truss vai enfrentar militantes e deputados irritados com a repercussão do “mini-orçamento” de 23 de setembro nos mercados financeiros, afundando o valor da libra esterlina e fazendo disparar os juros da dívida pública. 

Austrália anuncia sanções contra 28 russos após anexação

As novas sanções visam pessoas que violam a lei internacional para “legitimar as ações ilegais da Rússia na Ucrânia por meio de falsos referendos, desinformação e intimidação”, referiu o comunicado.
Comentários