[weglot_switcher]

“Palavra dada não é palavra honrada”. Agricultores indignados com aumento do preço do gasóleo agrícola

Verificou-se um aumento na ordem de três cêntimos apesar do anúncio, por parte do Governo, de uma descida de 20 cêntimos no ISP.
5 Maio 2022, 15h49

Os agricultores estão revoltados com o aumento do preço do gasóleo agrícola, depois do Governo anunciar uma queda nos preços dos combustíveis, que não se refletiu no gasóleo agrícola. Muito pelo contrário, verificou-se até uma subida do preço neste combustível.

Uma medida que dificulta o trabalho de quem faz parte do sector agrícola, de tal forma que a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) reitera a revolta dos mesmos, num comunicado divulgado esta quinta-feira.

O Governo anunciou no dia 28 de abril “uma nova descida do ISP que permitirá baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro” no preço dos combustíveis. Uma descida que não foi tão acentuada nos combustíveis não agrícolas e que não se verificou no gasóleo agrícola. Pelo contrário, o preço deste último ainda subiu em três cêntimos, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, citados pelo comunicado referido.

A CAP considera “incompreensível” este aumento, até porque o Governo não mencionou que “qualquer diferenciação [no preço] em função da atividade económica” e exige que sejam tomadas duas medidas por parte do executivo:

  • Assegurar que há uma descida real e efetiva de 20 cêntimos por litro;
  • Implementar um sistema simples que permita um desconto imediato e efetivo no ato de pagamento, fazendo o Estado posteriormente um acerto de contas com os revendedores.

“Continuamos a perder competitividade face a Espanha, que implementou medidas transparentes e descomplicadas para assegurar que todos os espanhóis, em todas as situações, veem reduzida a fatura final a pagar pelo preço do combustível”, lembra a CAP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.