[weglot_switcher]

PAN junta-se ao PSD, BE, Chega e IL para travar nomeação de Vítor Fernandes para Banco de Fomento (com áudio)

Em causa está a suspeita do Ministério Público de que o ex-gestor do Novo Banco terá ajudado o empresário e presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, em operações que lesaram o Estado em vários milhões de euros.
  • Lusa
12 Julho 2021, 13h13

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou esta segunda-feira uma recomendação ao Governo para que retire a proposta de Vítor Fernandes para presidir ao Banco de Fomento. Em causa está a suspeita do Ministério Público de que o ex-gestor do Novo Banco terá ajudado o empresário e presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, em operações que lesaram o Estado em vários milhões de euros.

No projeto de resolução entregue no Parlamento, o PAN defende que, dada a importância do Banco Português de Fomento na recuperação da economia, exige-se que “o respetivo Conselho de Administração seja composto por pessoas que não deixem quaisquer dúvidas quanto à sua competência técnico-profissional, idoneidade e capacidade para o exercício do cargo dentro dos princípios da transparência e da ética”.

O partido nota, no entanto, que a escolha de Vítor Fernandes para liderar o banco tem “consequências gravíssimas”. Isto porque o Ministério Público, no âmbito da Operação ‘Cartão Vermelho’, suspeita que, o gestor, “enquanto ocupou o cargo de Administrador no Novo Banco, terá ajudado Luís Filipe Vieira numa operação em que o banco teve uma perda superior a 80 milhões de euros, que foram imputados em mais de 50% ao Fundo de Resolução”.

“Sem prejuízo do respeito pelo princípio da presunção de inocência, as suspeitas de ligações próximas de Vítor Fernandes a Luís Filipe Vieira, bem como o potencial impacto que essas ligações poderão ter tido no equilíbrio das contas públicas, levam a crer que este nome escolhido pelo Governo não dá as garantias mínimas de respeito pelo princípio da prossecução do interesse público que é exigido”, defende.

Atendendo ainda aos “riscos reputacionais que potencialmente podem surgir para o Banco Português de Fomento” com esta nomeação, o PAN exige ao Governo que, “no âmbito do processo de escolha dos membros do Conselho de Administração do Banco Português de Fomento, retire a proposta de designação de Vítor Fernandes e indique, no mais curto prazo possível, um nome alternativo que cumpra os requisitos previstos na legislação”.

Além do PAN, outros partidos já se manifestaram contra a nomeação de Vítor Fernandes para o Banco de Fomento. Foi o caso do PSD, Bloco de Esquerda, Chega e Iniciativa Liberal. “Vítor Fernandes não tem condições de isenção, de imparcialidade e de confiança que o cargo de presidente do Banco de Fomento necessita”, defendem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.