[weglot_switcher]

PAN requer audição com ministro do Ambiente sobre morte de mais de 500 animais na Azambuja

O PAN “já questionou o Governo, através do Ministério do Ambiente e Ação Climática, liderado por João Pedro Matos Fernandes, com vista a apurar o que levou à autorização desta montaria, numa zona de grande sensibilidade ecológica, envolta em polémica, para onde está, inclusivamente, prevista a instalação de uma central fotovoltaica com 775 hectares”.
  • André Silva, Porta-voz e deputado do PAN à Assembleia da República
22 Dezembro 2020, 10h25

O grupo parlamentar Pessoas Animais Natureza (PAN) questionou esta terça-feira o Governo, através do ministério do Ambiente e Ação Climática sobre a morte de 540 animais na Azambuja e requereu uma audição sobre o assunto.

“De acordo com as informações recebidas pelo PAN foram abatidos 540 animais numa montaria realizada na Quinta da Torre da Bela, em Aveiras de Cima (concelho de Azambuja). No entender do PAN, matar por regozijo e desporto é simplesmente desumano e representa um grave retrocesso civilizacional”, aponta o partido cujo porta-voz é André Silva.

Tendo em conta o problema detetado pelo PAN, o partido “já questionou o Governo, através do Ministério do Ambiente e Ação Climática, liderado por João Pedro Matos Fernandes, com vista a apurar o que levou à autorização desta montaria, numa zona de grande sensibilidade ecológica, envolta em polémica, para onde está, inclusivamente, prevista a instalação de uma central fotovoltaica com 775 hectares e cujo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) encontra-se ainda em fase de consulta pública até 20 de janeiro de 2021”. O PAN também requereu audição com o ministro do Ambiente sobre esta matéria.

O PAN “tem defendido uma regulamentação apertada para o setor da caça decorrente dos visíveis impactos negativos para a biodiversidade, proteção e bem-estar animal e ainda que as nossas propostas não tenham tido acolhimento parlamentar até à data não deixaremos de pugnar por uma legislação mais apertada e justa.
Por outro lado, ninguém sabe com exatidão qual é o estado de conservação das populações de espécies classificadas como cinegéticas”.

Para o PAN “a realização de censos é fundamental. Foi nesse sentido que apresentámos uma proposta para que o Governo procurasse assegurar a realização de um censo e a monitorização das espécies sujeitas a exploração cinegética, a qual foi, contudo, rejeitada com os votos contra do PSD, PS, CDS-PP e PCP”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.