[weglot_switcher]

PAN vota a favor do 15.º estado de emergência na esperança de que seja “o último”

No debate do 15.º estado de emergência, a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, defendeu que “tem de haver limites” para as renovações do estado de emergência para não se correr o risco de estar a “banalizar” aquilo que é um estado de exceção  e “o valor da vida humana”.
14 Abril 2021, 16h54

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai esta quarta-feira votar favoravelmente a renovação do estado de emergência, na esperança de que seja “o último”. A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, defendeu que “tem de haver limites” para as renovações do estado de emergência para não se correr o risco de estar a “banalizar” aquilo que é um estado de exceção  e “o valor da vida humana”.

“O PAN votará a favor da renovação do estado de emergência, convergindo, porém, com o senhor Presidente da República no desejo de que este seja o último e lembrando que o cumprimento responsável das restrições de hoje são o garante da liberdade de amanhã”, referiu Inês Sousa Real, em debate no Parlamento sobre a renovação do estado de emergência até 30 de abril.

A líder parlamentar do PAN defendeu que “tem de haver limites” para as renovações e sublinhou que cabe “ao Estado garantir a existência de uma resposta robusta à crise socioeconómica”, garantindo que as pessoas, “em particular as mais vulneráveis, não são deixadas para trás”.

Tendo em conta que na próxima segunda-feira se inicia uma nova fase do desconfinamento, com a reabertura dos cafés, lojas, restaurantes e centros comerciais, o PAN realçou que é “conveniente” que se avance com uma “testagem massiva previamente à reabertura destas atividades”.

“Adicionalmente, importa assegurar globalmente uma rede robusta de monitorização e de controlo das variantes do vírus, em particular à entrada e saída do nosso país, assegurando o papel crucial dos especialistas em saúde pública e garantindo os meios necessários para atuar”, acrescentou Inês Sousa Real.

A renovação do estado de emergência vai permitir ao Governo manter o confinamento geral e as medidas decretadas para travar a pandemia em Portugal, em linha com o “faseamento do plano de desconfinamento”. Vai também permitir continuar um “plano faseado de reabertura das escolas”, articulado com “testagem, rastreamento e vacinação”, e suspender ou limitar as chegadas a Portugal.

Este é o décimo quinto estado de emergência a ser discutido e votado na Assembleia da República devido à pandemia de Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.