[weglot_switcher]

Papel das startups na inovação das grandes empresas vai estar hoje em debate (com áudio)

Conferência vai abordar os ecossistemas de inovação em Portugal, a forma como as grandes empresas gerem os processos de inovação e os desafios que se colocam às startups.
23 Junho 2022, 06h50

As startups têm conhecido um papel cada vez mais proeminente no processo de inovação, por si só, como forma de cristalização do empreendedorismo, através da criação de produtos e serviços e da abertura da possibilidade de exploração de novos mercados, mas também como caminho alternativo para as grandes empresas explorarem a evolução tecnológica e procurarem ganhar vantagens competitivas num mercado em constante mudança.

A pressão para inovar cria a necessidade de parcerias para encontrar novo talento, novas formas de trabalhar e, também, uma cultura empresarial ágil, mais aberta à experimentação.

O ecossistema português de startups tem ganho notoriedade, representando já 1,1% do produto interno bruto português, segundo dados da Estrutura de Missão Portugal Digital. Em 2021, estavam registadas na Startup Portugal 2.150 startups, já responsáveis por 25 mil empregos. Dados da Dealroom, relativos a 202, referem que Portugal tem um número de startups per capita 13% superior à média europeia, tendo sido berço para sete unicórnios, empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares (cerca de 959 milhões de euros).

Portugal é, também, apontado como estando na 12ª posição no ranking dos países mais inovadores da União Europeia, e surge, ainda, no 12º lugar na lista dos ecossistemas emergentes.

É este contexto da conferência “Startups: o motor de inovação do mundo corporate”, promovida pela Microsoft Portugal e da qual o Jornal Económico é media partner, que vamos abordar a importância das startups para as grandes empresas e a forma como estas as integram no seu processo de inovação.

A conferência “Startups: o motor de inovação do mundo corporate”, que será transmitida esta quinta-feira, 23 de junho, a partir das 10h00, contará com a participação de Diogo Pinto Sousa, diretor executivo para ‘Small, Medium and Corporate Markets’ da Microsoft Portugal; Ana Casaca, ‘global head’ de Inovação da Galp; João Diogo, ‘head’ de Retalho da Galp; e Vasco Portugal, cofundador e CEO da Sensei.

Nesta conferência, vamos procurar saber qual é o estado da arte da inovação em Portugal e como se criam e desenvolvem os ecossistemas, ou seja, como os problemas encontram a oferta de soluções. Com o testemunho e a opinião dos quatros convidados, vamos falar sobre o processo de inovação nas grandes empresas – interno e externo –, a relação que procuram com as startups, mas, também, conhecer os principais desafios que se colocam ao empreendedorismo e à inovação.

A conferência “Stratups: o motor de inovação do mundo corporate” é transmitida através da plataforma Microsoft Events, em mktoevents.com, e estará acessível ao público mediante registo. Será noticiada pelo Jornal Económico em www.jornaleconomico.pt e, também, na próxima edição impressa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.