Foi a 27 de janeiro de 2017 que a Tesla oficializou a sua chegada a Portugal. Desde então, os interessados podem realizar encomendas online dos Model S e Model X, bem como pedir um test-drive ao Model 3, que ainda não está disponível para encomenda, mas promete ser consideravelmente mais barato do que os modelos atualmente disponíveis.
Se do Model 3 ainda não se conhecem preços nem data de chegada a Portugal, o Model S surge no site da Tesla com preços que se iniciam nos 76.800 euros pedidos pela versão 60, com 410 km de autonomia, tração traseira e 210 km/h de velocidade máxima. Por seu turno, o Model X pode ser adquirido desde 111 340 euros, o valor pedido pela variante 75D, de tração integral, com 417 km de autonomia e 210 km/h de velocidade máxima. Em ambos os casos, a entrega está prevista para meados de 2017, de acordo com o site da marca de Elon Musk.
Mas se não quer esperar até lá para ter um Tesla, ou se não pode mesmo suportar os preços pedidos pelo construtor californiano, saiba que pode comprar um Tesla mais barato e sem ter de esperar até meio do ano para o receber. A contrapartida é que terá de adquirir um modelo usado.
Através do seu site, a Tesla permite a compra de um modelo usado ou de exposição, mas não há veículos disponíveis. Em contrapartida, os sites da especialidade possuem alguma oferta, na sua maioria de modelos importados.
Atualmente, nos sites da especialidade, podem ser encontrados alguns modelos, propostos por preços mais convidativos. De um Model S 85 com Autopilot de 2014 com 78 mil km por 65 615 euros até um Model S P85 Performance de 2015 com 40 mil km por 125 mil euros, a seleção é variada, contendo ainda um Roadster Sport 2.5 de 2011 com 48 mil km por 79 mil euros. E isto apenas no Stand Virtual.
A plataforma OLX também conta com um modelo para venda da marca californiana, no caso um Model S P85 Performance Plus de 2014, com 74 500 km e por 67 500 euros e noutra plataforma da especialidade, a Autouncle, podemos encontrar um S85 de 2014 por 75 mil euros.
O site da Zeev, empresa especializada na venda de veículos elétricos, possui três modelos para compra, com preços que variam entre os 75 500 euros de um Model S 85 de 2014 e os 129 150 euros de um Model S P85D de 2016.

Reparação Garantida
A Zeev foi, aliás, pioneira na venda de modelos Tesla em Portugal, tendo iniciado a comercialização do Model S em finais de 2013. Mais de 100 modelos vendidos depois, Carlos Jesus, CEO da Zeev, acredita que a sua empresa contribuiu para que a Tesla criasse uma representação em Portugal e pretende continuar a contribuir para que os modelos da marca californiana circulem em boas condições nas estradas lusas. Esses e todos os outros, uma vez que a Zeev é a responsável pela EVolution a primeira e única oficina exclusivamente dedicada a veículos elétricos do país.
Nas palavras de Carlos Jesus, este projeto “ pretende ser um centro de assistência especalizado de veículos eléctricos em geral”. A motivação para a criação desta oficina, refere o mesmo gestor, foram as especificidades técnicas e de reparação dos veículos eléctricos, associadas ao número crescente de viaturas em AOV. Com atividade iniciada em dezembro de 2016, na EVolution já foram assistidos mais de 40 viaturas, sendo que pouco mais de um terço eram Tesla. Para garantir o sucesso do negócio, Carlos Jesus revela que têm vindo a dotar a equipa de recursos técnicos altamente especializados, declarando-se “habilitados a trabalhar ao nível das baterias e sistema de alta tensão”.

Carregar é preciso
Agora que sabe que já pode comprar um Tesla mais barato e repará-lo numa oficina especializada, a única coisa que pode travar a escolha de um destes veículos é o recarregamento, uma vez que a autonomia de 400 km não condicionará em demasia as deslocações. Se é verdade que a rede de superchargers da Tesla ainda não chegou a Portugal – nem há previsão para tal –, a rede nacional de carregadores rápidos está a crescer e a expandir-se. Neste momento, já é possível viajar do Porto ao Algarve beneficiando dos 10 postos de carregamento rápido existentes na A1, continuando os trabalhos de instalação nas A6, A8, A22 e A23.
Fora delas, a instalação de postos de carregamento rápido também está a ser feita, recorrendo a um projeto-piloto, nomeadamente em Aveiro, Évora, Lisboa, Cascais, Loures, Gaia, Porto, Matosinhos, Valença, Viana do Castelo, Vila Real e Coimbra.
A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), revelou à imprensa as localizações de alguns dos postos projetados. Em Aveiro, o posto ficará localizado no Rossio da cidade, enquanto em Braga a instalação será junto à central de camionagem; em Cascais, na rua D. Francisco de Avilez e em Coimbra na Avenida Lousã.
Em Loures e em Matosinhos, os postos são colocados junto aos Paços do Concelho, no Porto estará na Avenida de França, em Valença na Avenida do Colégio Português e em Viana do Castelo próximo da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires.
Em Vila Nova de Gaia, o posto funciona já na Avenida Vasco da Gama, em Vila Real será junto do terminal rodoviário, em Évora na zona circular contígua à muralha da cidade e em Lisboa existe a previsão de localizar os postos na coroa mais externa da cidade e na zona ocidental, entre o jardim de Santos e o conselho de Oeiras.
Em todo o caso, pode sempre optar por utilizar uma tomada caseira, sabendo que o tempo de espera crescerá exponencialmente, ou um posto público da rede Mobi.E, que conta já com a com 1300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido.