Renegociar créditos? Isto é o que precisa de saber

Nem sempre o recurso a crédito é um escape fácil e rápido para recuperar a sua saúde financeira.

A Renegociação do crédito

Se enfrenta dificuldades financeiras, tente contactar primeiramente as entidades em que tem os créditos, informando sobre esta dificuldade, para que lhe sejam apresentadas soluções para ajudar a ultrapassar esse delicado momento.

Mas tenha em atenção que o banco não é obrigado a aceitar renegociar o crédito. Contudo, ao verificar que o consumidor dispõe de capacidade financeira, a instituição de crédito deve propor-lhe propostas adequadas à sua situação financeira, objetivos e necessidades.

As propostas apresentadas pela instituição podem incluir a alteração de uma ou mais das seguintes condições do contrato de crédito:

·       Alargamento do prazo de amortização;

·       Fixação de um período de carência de reembolso do capital ou de reembolso do capital e de pagamento de juros;

·       Diferimento de parte do capital para uma prestação em data futura;

·       Redução da taxa de juro aplicável ao contrato durante um determinado período temporal.

A instituição de crédito não pode cobrar comissões nem agravar a taxa de juro dos contratos de crédito em virtude da renegociação das condições do contrato de crédito.

Neste quadro a informação no mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal será atualizada e passará a constar:

·       Renegociação regular – O contrato em causa resulta da renegociação de um contrato anterior.

·       Renegociação por incumprimento – O contrato em causa resulta da renegociação de um contrato anterior, motivada por falta de pagamento do crédito.

Existem mecanismos que o protegem. Saiba que no caso da renegociação de crédito, deve ponderar e analisar se de facto a contratação de um novo empréstimo é o mais acertado para si.

Nem sempre o recurso a crédito é um escape fácil e rápido para recuperar a sua saúde financeira.

Conte com o nosso apoio.

Marque a sua consulta através dos contactos: 213 710 238. Relate-nos o seu problema pela linha whatsapp 966 449 110 ou email: deco@deco.pt. Visite o nosso site DECO.PT e siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Recomendadas

PremiumOptimize promove conferência que ensina a poupar e investir

Evento promove a literacia financeira, a poupança e o investimento e realiza-se em Lisboa a 3 de dezembro. O JE será media partner.

Crédito pessoal para jovens: 8 dicas para conseguir

O crédito pessoal para jovens pode ser mais difícil de obter, pela instabilidade profissional e baixos rendimentos nesta fase. Saiba o que é necessário.

Como funciona o pagamento dos cartões de crédito?

Se fizer compras com o cartão durante um certo período de tempo, quanto pagará no final do mês? Descubra como funciona o pagamento dos cartões de crédito.
Comentários