[weglot_switcher]

Parceria faz nascer Hub Azul Madeira para desenvolver economia do mar

O hub quer atrair em 2024 dez startups para a Madeira, para desenvolver a economia do mar, em áreas como a robótica, a pesca de precisão, o shipping, aproveitando a ligação ao Registo Internacional de Navios, e outras áreas da economia azul que produzam lucro e um impacto positivo no ambiente.
10 Maio 2023, 09h32

Uma parceria entre o Governo Regional, a Startup Madeira, a Associação dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia, e Inovação (ARDITI), a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), e o Fórum Oceano, vai criar o Hub Azul Madeira.

O Hub Azul Madeira, inclui uma call internacional que pretende atrair, já em 2024, dez startups internacionais para trabalhar na economia do mar.

A ideia é que estas startups se instalem no Porto do Caniçal, durante pelo menos dois anos, desenvolvendo projetos para os mercados internacionais.

A apresentação do projeto acontece esta sexta-feira, a partir das 14h30, no Salão Nobre do Governo Regional.

As empresas contarão com o apoio da Startup Madeira e poderão utilizar instalações da APRAM, no Porto do Caniçal.

“Aquilo que se pretende é que as startups se instalem na Região, trabalhando a partir da Madeira, utilizando infraestruturas na Madeira e recorrendo também a mão de obra da Madeira. O objetivo central do projeto é desenvolver um ecossistema criativo em torno da economia do mar sustentável, nomeadamente em áreas como a robótica, a pesca de precisão, o shipping – aproveitando a ligação ao Registo Internacional de Navios, proporcionada pela SDM – e a outras áreas no âmbito da economia azul produtora de lucro e de impacto positivo no ambiente”, refere a organização.

A apresentação do Hub Azul Madeira está incluída numa conferência que decorre no salão nobre do Governo Regional da Madeira com o seguinte programa:

14h30 – Conferência: Apresentação Hub Azul Madeira: Desafios e Oportunidades da Blue Finance
Abertura: secretário regional da Economia – Rui Barreto
Moderador: Ruben Eiras – secretário-geral do Fórum Oceano
Painel:

Rita Sousa – Faber
André Almeida Santos – Indico Capital Partners
Pierre Erwes – Blue Forward Fund
Alex Kotchoubey – Ocean Born Impact
Chris Patton – Alphacor

16h00 – Apresentação do Hub Azul Madeira

Apresentação do Hub Azul Madeira – Carlos Soares Lopes, Startup Madeira e Gonçalo Santos, Coordenador de Internacionalização – Fórum Oceano- Hub Azul Portugal

A relação entre a Rede Hub Azul Portugal com o Hub Azul Madeira – Gonçalo Faria, gestor-líder do projeto Fórum Oceano – Hub Azul

16h30 – Intervenção final – presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.