[weglot_switcher]

Pares Advogados apoia tecnológica francesa Swapcard na entrada em Portugal

Fundada em 2013 pelos empreendedores Baptiste Boulard, Damien Courbon e Godefroy des Francs, a startup começou com um negócio de cartões de visita e desenvolveu depois uma plataforma digital de ‘matchmaking’ para eventos.
28 Março 2022, 19h01

A  Pares Advogados assessorou juridicamente a tecnológica francesa Swapcard na sua entrada no mercado português, nomeadamente na definição da estrutura societária e na constituição da subsidiária nacional.

A operação foi coordenada pelo associado José Maria Simão e teve ainda a colaboração da associada coordenadora da área de Direito Laboral, Madalena Moreira dos Santos, e da associada de Direito Fiscal Maria Norton dos Reis.

Fundada em 2013 pelos empreendedores Baptiste Boulard, Damien Courbon e Godefroy des Francs, a Swapcard começou com um negócio de cartões de visita – aliás, como o próprio referencia (“to swap card” ou “trocar cartão”). A empresa desenvolveu depois uma plataforma digital de matchmaking (encontros, reuniões), com base em inteligência artificial, que facilita a realização de eventos virtuais, híbridos ou mesmo presenciais. Por exemplo, esteve a cargo dos eventos à margem da Smart Cities Summit ou da VIII edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

No primeiro ano da pandemia, a startup cresceu ao ponto de abrir atividade em mais seis geografias, entre as quais Portugal ou Alemanha. A sociedade de advogados portuguesa diz, em comunicado divulgado esta segunda-feira, que “continuará a acompanhar a empresa em todas as ações subsequentes”.

No início de janeiro, a Pares fez alterações ao seu modelo de gestão, introduzindo a função de advogado coordenador, que pode ser sócio ou associado e trabalha em estreita articulação com o conselho de administração. Na gestão executiva, Luís de Gouveia Fernandes passou o testemunho a João Malhadas Teixeira.

“Resultado de uma reflexão estratégica impulsionada pelo crescimento da sociedade nos últimos anos, os sócios da Pares Advogados introduziram algumas alterações ao seu modelo de gestão que passam, designadamente, pela atribuição da coordenação das suas diversas áreas de prática a um conjunto de advogados seniores do escritório”, explicou a sócia Rita Maltez.

Eis os coordenadores: Sandra Severino e Pedro Carreira Albano (Contencioso Civil), Sofia de Castro Caldeira (Penal), Madalena Moreira dos Santos (Laboral e Insolvência), Sónia Afonso Vasques (Direito Público/Urbanismo), Rui Rompante (Imobiliário), Marta Gaudêncio (Fiscal), Myriam Ouaki (French Desk), António Juzarte Rolo e Tiago Gama (Societário e Financeiro) e Sílvia Cristóvão (Propriedade Intelectual).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.