Parlamento Europeu prolonga restrições de acesso de pesqueiros da UE a águas de outros Estados-membros

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o prolongamento das restrições do acesso às águas nacionais da União Europeia a navios de outros Estados-membros, com um raio alargado nos Açores e Madeira, para proteger áreas mais sensíveis.

Com 608 votos a favor, 14 contra e nove abstenções, a PE aprovou o acordo já alcançado com o Conselho da UE para prorrogar, até 01 de janeiro de 2032, as regras que regem o acesso de pesqueiros de outros Estados-membros a águas nacionais, adotadas após a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Assim, segundo um comunicado, os países da UE “poderão restringir o acesso de embarcações de pesca de outros Estados-membros às suas águas territoriais nacionais num raio de 12 milhas náuticas da costa por mais dez anos”, sendo que apenas as embarcações que tradicionalmente operam nas zonas em causa poderão continuar a fazê-lo.

Os Estados-membros poderão, com estas medidas, diminuir a pressão da pesca em algumas áreas e preservar as atividades económicas locais e de pequena escala junto às costas.

Para as regiões ultraperiféricas da UE, como os Açores e a Madeira, o prolongamento das condições existentes aplica-se a um raio de 100 milhas náuticas da costa para embarcações registadas nos portos destas regiões.

As regras serão aplicáveis em toda a UE a partir de 01 de janeiro de 2023.

Recomendadas

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.

Dá a conhecer o vinho português a empresários estrangeiros

Jack Soifer, consultor internacional com expertise  nas áreas da gastronomia e vinhos, organiza anualmente quatro provas e visitas a adegas para empresários e líderes profissionais estrangeiros. A próxima será em de março de 2023.
Comentários