Parlamento organiza conferência Europa-África em junho

A Assembleia da República vai realizar em junho de 2021 uma conferência interparlamentar sobre o aprofundamento da relação entre a Europa e África.

A Assembleia da República vai realizar em junho de 2021 uma conferência interparlamentar sobre o aprofundamento da relação entre a Europa e África, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, anunciou hoje a instituição.

“A Assembleia da República tem prevista, para junho de 2021, a realização de uma Conferência Interparlamentar sobre o Aprofundamento da Relação União Europeia – África”, escreveu o presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, numa mensagem enviada ao homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, segundo uma nota colocada no ‘site’ do Parlamento.

A mensagem foi enviada ao presidente do Bundestag por ocasião da “passagem de testemunho”, ocorrida hoje, da dimensão parlamentar da presidência do Conselho da UE, que a Alemanha exerce até 31 de dezembro e Portugal assume em 01 de janeiro.

O presidente da AR destaca, do trabalho de cooperação parlamentar realizado, a conferência interparlamentar de alto nível sobre Migrações e Asilo, realizada a 19 de novembro passado, “que terá seguimento durante a presidência portuguesa”, como anunciou na ocasião, através de um encontro de “follow-up” a realizar “possivelmente em” abril.

“As diferentes (…) posições existentes entre os parceiros europeus (…) são um impulso extra para que continuemos a dinamizar o debate e o trabalho na área das migrações e do asilo”, escreveu Ferro Rodrigues, frisando considerar “fundamental (…) a voz dos parlamentos nacionais da União Europeia (…) onde as nossas sociedades, na sua diversidade, se encontram representadas”.

Notando que Portugal e Alemanha trabalham ambos “por uma Europa mais forte, mais solidária e coesa, aberta ao mundo e fiel aos seus princípios e valores”, o presidente da AR expressa ainda o desejo de que 2021 seja o ano em que a pandemia de covid-19 é ultrapassada.

Wolfgang Schäuble assume na sua mensagem “o compromisso de manter uma relação próxima com a Assembleia da República nos próximos meses”, até ao final do trio de presidências europeus que junta a Alemanha, Portugal e a Eslovénia (que a exerce no segundo semestre de 2021).

Segundo a nota, Ferro Rodrigues e Schäuble “decidiram assinalar simbolicamente” a transição das presidências “através de mensagens endereçadas mutuamente, gravadas em Lisboa e em Berlim”, dada a impossibilidade de se encontrarem presencialmente, como esteve previsto, em Berlim.

Recomendadas

Vitor Ramalho confessa ter deixado o PS em 2012 em rutura com António Seguro

O ex-dirigente socialista lembra que a disponibilidade manifestada por António Costa para se candidatar a secretário-geral do PS só aconteceu depois, em 2014, após as eleições para o Parlamento Europeu.

Aeroporto: Jerónimo de Sousa acusa PS e PSD de adiarem decisão de localização

“PS e PSD estão a tentar entender-se para um novo adiamento da construção do novo aeroporto”, afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, à margem de uma visita a uma exploração agrícola na Lourinhã, no distrito de Lisboa.

PS salienta à FRELIMO “cumplicidade” entre portugueses e moçambicanos

Na mensagem que dirigiu ao congresso da FRELIMO, que decorre até quarta-feira, Carlos César transmite também uma saudação a esta força política moçambicana do secretário-geral do PS e primeiro-ministro português, António Costa.
Comentários