[weglot_switcher]

Parlamento reprova reforço do aumento extra das pensões

O PCP queria que o aumento extraordinário que será atribuído às pensões fosse não de dez euros, mas de, pelo menos, 20 euros. A Assembleia da República disse “não”.
23 Maio 2022, 19h32

Os comunistas queriam que os todos os pensionistas beneficiassem este ano de um aumento extraordinário de, pelo menos, 20 euros, mas os deputados chumbaram essa proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2022.

No início do ano, as pensões já foram alvo de uma atualização regular (isto é, à boleia do crescimento da economia e da evolução dos preços) de até 1%, tendo o Governo firmado o compromisso, além disso, de dar um aumento extraordinário de dez euros, com efeitos retroativos ao início do ano, às pensões até 1.108 euros.

O PCP propôs, contudo, na especialidade do Orçamento do Estado, um aumento extraordinário das pensões de 5,3%, “não podendo o montante da atualização ser inferior a 20 euros por pensionista.”

“O PCP apresenta esta proposta por ser da mais elementar justiça que sejam adotadas medidas imediatas de valorização de todas as pensões, assegurando recuperação e valorização do poder de compra, com um aumento mínimo de 20 euros em todas elas e de forma a dar expressão mais efetiva à recuperação de rendimentos e direitos”, lê-se no documento entregue pelos comunistas.

Esta segunda-feira, a medida foi reprovada, com os votos desfavoráveis do PS e Iniciativa Liberal.

A votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2022 está marcada para esta sexta-feira, dia 27 de maio. A aprovação desse documento está garantida, uma vez que o PS tem hoje a maioria absoluta na Assembleia da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.