[weglot_switcher]

Parmalat: trabalhadores fazem greve de cinco dias por melhores salários

Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul convocou a paralisação parcial para reivindicar aumentos salariais.
23 Abril 2017, 12h15

Os trabalhadores da Parmalat Portugal começam este domingo cinco dias de greve parcial para reivindicar aumentos de 2% na tabela salarial. Os funcionários da empresa, que tem uma fábrica em Setúbal, vão trabalhar menos quatro horas no início de cada turno.

A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul). “A empresa quer dar um aumento irrisório, depois de em 2013, 2014 e 2015 ter conseguido em média mais de seis milhões de lucros e sabendo já que o ano 2016 foi muito bom”, explicou a comissão sindical em declarações à agência Lusa.

Além da atualização salarial, a greve visa reivindicar o direito a mais um dia de férias em 2018 e 7,23 euros no subsídio de alimentação. “Na última reunião, a empresa apresentou a sua última proposta, na qual aceita dar os 7,23 euros no subsídio de alimentação e dar um dia de tolerância a quem não tenha tido faltas em 2016, mas em termos de aumentos salariais concretos [a proposta da Parmalat Portugal] fica muito aquém do esperado pelos trabalhadores”, continuou o sindicato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.