[weglot_switcher]

Parpública já tem administração. Jaime Serrão Andrez é o novo presidente

O novo conselho de administração inclui anda João Silva Pinhão e Ana Isabel Limão, como administradores executivos, solucionando uma debandada dos anteriores gestores da ‘holding’ estatal iniciada no final do ano passado.
27 Julho 2020, 20h18

A ‘holding’ estatal Parpública já tem administração nomeada, sendo Jaime Serrão Andrez o novo presidente.

O novo conselho de administração inclui anda João Silva Pinhão e Ana Isabel Limão, como administradores executivos.

Como administradores não executivos foram também nomeados Fernando Rocha Andrade, Maria João Araújo e José Miguel Azevedo, explica o comunicado enviado há minutos para a CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Todos eles irão integrar a comissão de auditoria da Parpública, sendo Fernando Rocha Andrade o respetivo presidente.

Além do conselho de administração, foi também nomeada a nova mesa de assembleia geral da ‘holding’ estatal, tendo sido designado para seu presidente Fernando Pacheco, acompanhdo pela vice-presidente Maria de Lurdes Castro e pela secretária Maria Teresa Morais.

O mandato destes gestores deverá prolongar-se até março de 2022.

Jaime Serrão Andrez é licenciado em Organização e Gestão de Empresas, em 1977/78, pelo ISEG – Instituto
Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa. Foi secretário de Estado do Comércio e Turismo do governo de António Guterres, entre outubro de 1995 e outubro de 1999.

Já foi presidente do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e do INPI – Instituto Nacional da Propriedade, apresentaod um largo currículo de gestor público, com presença efetiva ou passagens pela Anacom, Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação, OEP – Organização Europeia, CTCOR – Centro Tecnológico da
Cortiça), IFEA – Instituto de Formação Empresarial Avançada, COMNEXO-Rede de Comunicações, SPR-Sociedade Portuguesa de Risco, SOGEO-Sociedade Geotérmica dos Açores, e da Fundação da Juventude, entre outros cargos.

Desde o início deste mês, como o Jornal Económico avançou em primeira mão, a administração da Parpública, ‘holding’ que controla diversas participações estratégicas do Estado, com destaque para a posição de 50% detida no capital da TAP, estava, reduzida a dois administradores executivo e um não executivo.

A debandada de administradores da Parpública iniciou-se no final do ano passado, mas agravou-se a meados do mês de junho, com a saída de Miguel Cruz, antigo presidente da ‘holding’, para o Governo, para o cargo de secretário de Estado do Tesouro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.