Parpública recebe oito manifestações de interesse na Efacec (com áudio)

A Parpública informou que recebeu, no prazo estabelecido, manifestações de interesse por parte de oito entidades nacionais e estrangeiras para a compra da Efacec.

O novo processo de reprivatização de 71,73% da Efacec Power Solutions já arrancou e a Parpública, que detém as ações, anunciou em comunicado que já recebeu oito manifestações de interesse. Embora não detalhe quais.

O prazo da entrega destas propostas era esta segunda-feira às 17h00.

“No seguimento do novo Processo de Reprivatização de 71,73% do capital social da Efacec Power Solutions, SGPS a Parpública – Participações Públicas SGPS, informa que recebeu, no prazo estabelecido, manifestações de interesse por parte de oito entidades nacionais e estrangeiras”, lê-se no comunicado.

Depois de efetuada a pré-seleção, “nos termos previstos no Caderno de Encargos anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 107-A/2022, de 21 de novembro, dar-se-á início à primeira fase com vista à apresentação pelos potenciais interessados pré-selecionados de propostas vinculativas”, revela a empresa do Estado.

Nos primeiros seis meses de 2022, a Efacec registou um prejuízo consolidado de 55 milhões de euros, acima dos 15 milhões registados um ano antes.

Desde que o Estado nacionalizou 71,73% da Efacec que o Governo já injetou 165 milhões de euros em capital e garantias a empréstimos da banca.

Relacionadas

PremiumParpública escolhe VdA para assessorar venda da Efacec

O Governo depois de analisar vários cenários optou por retomar o processo de privatização da Efacec e já há caderno de encargos.

Parpública avança com medidas para reestruturar a Efacec e processo de venda pode passar por aumentos de capital

Para não acontecer como no anterior processo que demorou muito tempo, o Governo encurtou as fases do caderno de encargos. “A reprivatização é realizada na modalidade de venda direta” e esta “decorre em uma ou duas fases, nos termos fixados no presente caderno de encargos”. Mas é precedida de uma avaliação preliminar dos interessados.

Bruxelas diz que a venda da Efacec “não foi formalmente notificada” pelo Governo português

Fonte oficial diz ainda que a Comissão Europeia “está pronta a continuar a assistir as autoridades portuguesas e a discutir a compatibilidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais de quaisquer planos a curto ou médio prazo relativos à Efacec”.
Recomendadas

Atividades do sector privado da saúde somaram 22 mil milhões de euros em 2021

Encomendado à Informa/D&B pelo Conselho Estratégico Nacional de Saúde (CENS) da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, o trabalho – a que a agência Lusa teve acesso – caracteriza o setor privado da saúde em Portugal com base na Informação Empresarial Simplificada (IES) de 2021, atualizando um estudo anterior elaborado com base nas IES2019.

Ford desce preços do modelo Mustang Mach-E

A fabricante norte-americana junta-se à Tesla na redução de preços de modelos de automóveis elétricos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários