O novo processo de reprivatização de 71,73% da Efacec Power Solutions já arrancou e a Parpública, que detém as ações, anunciou em comunicado que já recebeu oito manifestações de interesse. Embora não detalhe quais.
O prazo da entrega destas propostas era esta segunda-feira às 17h00.
“No seguimento do novo Processo de Reprivatização de 71,73% do capital social da Efacec Power Solutions, SGPS a Parpública – Participações Públicas SGPS, informa que recebeu, no prazo estabelecido, manifestações de interesse por parte de oito entidades nacionais e estrangeiras”, lê-se no comunicado.
Depois de efetuada a pré-seleção, “nos termos previstos no Caderno de Encargos anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 107-A/2022, de 21 de novembro, dar-se-á início à primeira fase com vista à apresentação pelos potenciais interessados pré-selecionados de propostas vinculativas”, revela a empresa do Estado.
Nos primeiros seis meses de 2022, a Efacec registou um prejuízo consolidado de 55 milhões de euros, acima dos 15 milhões registados um ano antes.
Desde que o Estado nacionalizou 71,73% da Efacec que o Governo já injetou 165 milhões de euros em capital e garantias a empréstimos da banca.