[weglot_switcher]

Partido pró-russo vence eleições legislativas na Letónia sem maioria

O resultado eleitoral coloca o país num impasse político, prevendo-se que os próximos dias sejam de intensas negociações para encontrar uma maioria parlamentar que viabilize um governo.
7 Outubro 2018, 14h52

O partido pró-russo Harmonia venceu este sábado as eleições legislativas na Letónia, com 19,4% dos votos, à frente da aliança liberal pró-ocidental FOR/Desenvolvimento que conquistou 13,4%. O resultado eleitoral coloca o país num impasse político, prevendo-se que os próximos dias sejam de intensas negociações para encontrar uma maioria parlamentar que viabilize um governo.

A Aliança Nacional (direita), membro da coligação cessante, foi fortemente penalizada nas eleições devido às medidas de austeridade que aplicou para ultrapassar a crise de 2009, tendo ficado em terceiro lugar (12,6%). O partido foi seguido de perto por duas formações populistas, o Novo partido conservador (12,4%) e o KPV LV, potencial parceiro do Harmonia com 11,5%.

Embora o Harmonia já tenha vencido as  três eleições legislativas anteriores e não tenha conseguido governar, a situação atual é diferente. Isto porque o KPV, um dos novos partidos em ascensão e de cariz populista, não ter excluído uma coligação com o Harmonia para formar governo.

O Harmonia conquistou a maioria dos votos junto de uma importante minoria russófona. A Letónia obteve a independência em 1991, com a desintegração da antiga União Soviética (atual Rússia).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.