[weglot_switcher]

Partido Socialista quer simplificar o acesso aos fundos da União Europeia

As candidatas do Partido Socialista às eleições europeias Sara Cerdas e Margarida Marques fizeram esta terça-feira uma visita à delegação regional da Cruz Vermelha, onde destacaram aspetos que se podem ter em conta no Parlamento Europeu para ajudar este tipo de instituições.
14 Maio 2019, 14h24

A candidata madeirense do PS às eleições europeias, Sara Cerdas, visitou esta terça-feira a delegação regional da Cruz Vermelha, onde deu conta do “cuidado que teremos de ter no  Parlamento Europeu em desburocratizar o acesso aos fundos estruturais e de investimento da União Europeia, de modo a que estas instituições tenham um género de simplificação”. Sara Cerdas diz que se trata de levar para a Europa o “Simplex” que já foi desenvolvido a nível nacional e propô-lo no próximo mandato do Parlamento Europeu, de modo a simplificar o acesso aos fundos europeus.

Margarida Marques, a quarta na lista do PS às eleições europeias, também esteve presente na visita e apontou dois aspetos sobre o que o Parlamento Europeu pode fazer para ajudar estas instituições. O primeiro é mobilizar o Fundo Europeu de Solidariedade em caso de catástrofe, como no caso da Madeira o fez em 2010 com as inundações e, em 2016, com os incêndios. Em segundo lugar salientou o facto de em fevereiro o Parlamento Europeu ter aprovado uma nova geração do serviço europeu de proteção civil.

Margarida Marques destacou ainda a importância do trabalho da Cruz Vermelha: “a Madeira viveu muito recentemente catástrofes e é fundamental que existam instituições que possam agir nesse momento”, isto é, “para além da função do Estado, haver instituições que possam coordenar o serviço voluntário, porque todos nós sabemos que nessas alturas todo o trabalho que se consiga mobilizar é um trabalho necessário”.

Sara Cerdas também destacou o papel desta instituição no seu apoio solidário e na sua componente social, fazendo referência ao facto de a Madeira ter um dos mais altos números de risco de pobreza do país. Neste sentido, a candidata madeirense elogiou o trabalho da Cruz Vermelha, pelo apoio em géneros alimentares, em roupa e através do seu fundo de emergência social criado localmente pela instituição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.