Passaporte dos Emirados Árabes Unidos eleito o melhor do mundo

Nos últimos anos, o país procedeu a variadas reformas, nomeadamente a melhoria das relações diplomáticas e acordos de negócios com variados países. O passaporte dá agora acesso a 121 países sem necessidade de visto.

O passaporte dos Emirados Árabes Unidos (EAU) é o melhor de todo o mundo ao nível das liberdades e restrições existentes para viajantes, de acordo com a última atualização do índice de passaportes, um ranking global elaborado pela Arton Capital, empresa canadiana que trabalha no sector da consultoria financeira.

Os viajantes com passaporte daquele país podem entrar num total de 121 países sem necessidade de ter em sua posse um visto de viagem. A somar a isto, há 59 outros estados onde as mesmas pessoas podem obter um visto à chegada. Posto isto, os cidadãos dos EAU têm direito a aceder, sem necessidade de arranjar previamente um visto, a 91% dos países de todo o mundo.

Restam unicamente 19 países onde aqueles cidadãos precisam de obter um visto antes da viagem.

Os EAU são um dos países mais ricos do mundo. Situado no Médio Oriente e muitas vezes referido como um hub de negócios e viagens, tem uma população semelhante a Portugal, na ordem de 10 milhões de pessoas, grande parte das quais são estrangeiras.

Nos últimos anos, o país procedeu a variadas reformas, nomeadamente a melhoria das relações diplomáticas e acordos de negócios com variados países. A isto, junta-se a normalização das relações com o estado vizinho de Israel e a introdução de vistos para quem trabalha em regime remoto.

Mais recentemente, no contexto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os EAU abriram as fronteiras a viajantes que chagassem da Rússia e Bielorrússia em particular aqueles que procuravam evitar as sanções impostas pelo Ocidente.

Recomendadas

Mali. ONU lança apelo por 688 milhões de euros para ajudar 5,7 milhões de pessoas

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou hoje um apelo por 751 milhões de dólares (688 milhões de euros) para dar resposta às necessidades urgentes de 5,7 milhões de pessoas no Mali.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Qatargate: Parlamento Europeu levanta imunidade dos acusados

O processo está a ser conduzido em tempo recorde, o que prova que a câmara sentiu o acontecimento como uma verdadeira catástrofe reputacional, como aliás disse a sua presidente, Roberta Metsola.
Comentários