[weglot_switcher]

Passaportes belgas passam a ser enfeitados com desenhos animados

Tintim, Os Smurfs e Lucky Luke irão ajudar a ultrapassar fronteiras. A Bélgica apresentou os seus novos passaportes, que agora incorporam personagens de banda desenhada. O objetivo é promover a banda desenhada belga e combater falsificações de documentos.
17 Fevereiro 2022, 19h15

Os passaportes da maioria dos países tendem a ter um design relativamente uniforme. Mas não é o caso do passaporte dos belgas, desde 7 de fevereiro. O país emite agora passaportes “enfeitados” com imagens de heróis dos desenhos animados, como Tintim ou Os Smurfs.

Os portadores de passaportes belgas poderão folhear as páginas do seu novo documento e identificar alguns dos personagens fictícios mais amados do mundo, incluindo Lucky Luke e Blake e Mortimer, ao lado do famoso repórter de Hergé, Tintim, passando por Os Smurfs.

As mudanças no documento foram anunciadas a 27 de janeiro de 2022 pela vice primeira ministra e também ministra dos Negócios Estrangeiros, Shophie Wilmès, e não existem custos adicionais para os belgas que iniciem o processo de obtenção deste novo documento de identificação.

A expedição, que leva cinco dias úteis, custa 65 euros para os adultos e 35 euros para os menores de idade. Os custos adicionais serão aplicados apenas se for uma solicitação de emergência, que pode ser feita até 4h30.

Shophie Wilmès explicou que esta é uma forma de homenagear a Nona Arte, a banda desenhada, que é muito importante na cultura belga. A ministra também considera que o novo design, mais detalhado e trabalhado, vai dificultar as falsificações de passaportes. O modelo antigo do passaporte belga será válido até a data de expiração.

Como comemoração desta mudança, uma exposição temporária contará a história do passaporte belga, reconhecido em 149 países, sendo que, em 110, ele dispensa o cidadão da Bélgica  de visto. A instalação já se encontra no Museu da Banda Desenhada de Bruxelas e estará patente até 6 de março de 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.