[weglot_switcher]

Pastéis de nata e galinha com piri-piri na lista das melhores comidas do mundo

A distinção é da CNN, que elaborou um ‘ranking’ das 50 melhores comidas do mundo. Os pratos associados a Portugal surgem por duas vezes.
2 Novembro 2017, 18h06

O canal norte-americano elaborou uma lista com as 50 melhores comidas do mundo e a gastronomia associada a Portugal aparece na lista duas vezes: pastéis de nata e galinha com piri-piri surgem, respetivamente, na 16ª e na 12ª posição.

Se os pastéis de nata portugueses já não são propriamente uma surpresa, a galinha com piri-piri é descrita pela CNN como uma iguaria moçambicana-portuguesa, que se tornou famosa pela cadeia Nando’s (Galinha à Zambeziana).

A Nando’s foi fundada em 1986, na cidade de Joanesburgo, por Fernando Duarte (português que estudou e viveu em Moçambique) e outro sócio. Os dois decidiram comprar e transformar um restaurante local de “take-way” que vendia o famoso frango assado temperado com o não menos famoso molho piripiri.

O primeiro restaurante Nando nasceu em Setembro de 1987, num pequeno subúrbio de Joanesburgo chamado Rosettenville. Esta localidade era, à época, o coração da comunidade portuguesa naquela cidade sul-africana, sendo que a maioria tinha acabado de chegar de Moçambique e tinha saudades dos pratos de comida portuguesa.

No primeiro lugar lista da CNN surge o prato tailandês “Massaman curry”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.