Paulo Marcos com vitória folgada no Sindicato dos Quadros Técnicos Bancários

Em exclusivo ao OJE, o recém-eleito presidente do SQTB traçou os objetivos para este mandato


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

“É uma vitória da crença, da ética e do sentido da renovação”. Estas foram as primeiras palavras de Paulo Marcos, o novo presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos Bancários (SNQTB) ao OJE. A lista de Paulo Marcos venceu folgadamente a lista de Afonso Diz, o ainda presidente, com 2131 votos, contra 1794 votos. Em terceiro lugar ficou a lista de Cristina Gouveia com 1414 votos. Foram eleições disputadíssimas, com uma votação elevada e com uma contagem de votos que decorreu pela noite dentro deste sábado.

Qualificada como campanha “inteligente e limpa”, Paulo Marcos, diretor no Novo Banco, acaba por ganhar o Sindicato dos Quadros Técnicos Bancários depois de criar uma lista onde granjeou o apoio de diretores de todas as instituições financeiras. Com um passado sindical recente, o novo presidente significa a rutura com modelos de gestão passados.

Ainda em declarações ao OJE, o gestor bancário tem entre as suas prioridades para os primeiros 70 dias de mandato a análise da real situação patrimonial do sindicato, via a contratação de uma auditoria independente, para além da tomada imediata de medidas de gestão como seja a redução em 40% das remunerações dos órgãos sociais.

A tomada de posse deverá acontecer no início de janeiro.

Por Vítor Norinha/OJE

SNQTB. Tomada de posse é amanhã dia 30 (29 de dezembro de 2015)

SNQTB. Impugnação de Afonso Diz não suspende posse de Paulo Marcos (27 de dezembro de 2015)

Guerra no sindicato dos bancários. Eleições ao rubro (4 de dezembro de 2015)

Guerra no Sindicato. SNQTB vai a votos (20 de novembro de 2015)

Recomendadas

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

Topo da Agenda: O que não pode perder nos mercados e na economia esta sexta-feira

Com a confirmação de um segundo trimestre de crescimento negativo, a Reserva Federal olhará atentamente para os dados do mercado laboral, onde continua a destacar a força e rigidez observada para argumentar contra um cenário de recessão real. Caso os dados de setembro voltem a surpreender pela positiva, como em agosto, e a inflação continue a dar sinais de não abrandar, a possibilidade de subidas ainda mais expressivas do que 75 p.b. deverá ganhar força.

Patrões vão ter majoração em 50% dos custos com aumentos salariais no IRC

No âmbito do acordo de rendimentos, o Governo decidiu propor aos parceiros sociais uma majoração em 50% dos custos com a valorização salarial em IRC. Patrões têm reclamado, note-se, medidas mais transversais.