[weglot_switcher]

Paulo Rangel assume homossexualidade em entrevista televisiva

Eurodeputado defende que a orientação sexual de um político não é relevante e garante que nunca a escondeu. “Vivi sempre discretamente porque a vida é privada”, disse, numa entrevista ao programa “Alta Definição”, o homem que pretende disputar a liderança do PSD com Rui Rio.
  • Flickr/PPE
4 Setembro 2021, 14h57

O eurodeputado Paulo Rangel revelou publicamente que é homossexual numa entrevista ao programa “Alta Definição”, transmitida neste sábado pela SIC. Apostado em disputar a liderança do PSD com Rui Rio nas eleições diretas que se realizarão no início de 2022, disse a Daniel Oliveira que, ao contrário do que pressupõe uma “campanha negra” que estará a ser dirigida contra si, a orientação sexual “não é um problema porque é uma coisa que nunca escondi”.

“Vivi sempre discretamente porque a vida é privada”, explicou Paulo Rangel, defendendo que a sua homossexualidade “não é nenhum segredo, mas também não uma coisa para se colocar nos jornais ou nas televisões”.

O eurodeputado garantiu que “quem tinha de saber já sabia” a sua orientação sexual, admitindo ainda assim que só lhe é possível falar abertamente por os pais terem morrido entretanto. “Temos de compreender que aqueles que amamos podem sentir dificuldades com aquilo que para nós é natural”, disse, admitindo como “uma mágoa” nunca ter conversado com os progenitores sobre algo que descreveu como “um processo gradual de descoberta que foi difícil”.

Quanto à conciliação da homossexualidade com a fé católica, Rangel defendeu que “Deus gosta de nós como somos” e que “Jesus Cristo nunca faria discriminação”. E afirmou que, em sua opinião, “a orientação sexual de um político não é relevante” em Portugal neste momento.

Caso se candidate e vença as eleições diretas do PSD, Paulo Rangel será o primeiro líder assumidamente homossexual de um dos principais partidos do regime democrático português. Entre outros políticos de centro-direita que já revelaram essa orientação sexual encontram-se o centrista Adolfo Mesquita Nunes e o ex-presidente da Juventude Social-Democrata, Jorge Nuno Sá.

Paulo Rangel também abordou na entrevista ao “Alta Definição” o episódio de um vídeo gravado “há quatro ou cinco anos” em Bruxelas, no qual caminhava pela rua estando aparentemente alcoolizado. E admitiu ter ficado agradado com as reações que essa partilha gerou nas redes sociais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.