[weglot_switcher]

PCP destaca luta de José Eduardo dos Santos contra o “domínio colonial português”

Em comunicado o PCP recordou que “José Eduardo dos Santos desempenhou as mais altas responsabilidades à frente do MPLA e do Estado angolano”. Já o BE considerou que o ex-presidente angolano “liderou em função dos seus interesses, dos interesses da sua família e de uma pequena elite contra todo o povo”.
8 Julho 2022, 14h57

O Partido Comunista Português (PCP) lamentou a morte do ex-presidente angolano em comunicado divulgado no site do partido.  Na nota os comunistas destacam alguns dos feitos da carreira de José Eduardo dos Santos. Por sua vez, o Bloco de Esquerda (BE) acusou o antigo presidente de Angola de ter liderando consoantes “os seus interesses”

“Ao tomar conhecimento do falecimento de José Eduardo dos Santos, o Partido Comunista Português transmite ao Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) e ao povo angolano as suas sentidas condolências”, disse o PCP.

O partido liderado por Jerónimo de Sousa recordou que “José Eduardo dos Santos desempenhou as mais altas responsabilidades à frente do MPLA [Movimento Popular de Libertação de Angola] e do Estado angolano, como Presidente do Partido que conduziu o povo angolano à vitória sobre o domínio colonial português”.

Foi “presidente da República de Angola, em tempos de duríssimos combates, com dificuldades e complexidades do processo, pela defesa e consolidação da independência nacional, contra a agressão imperialista e racista que causou ao povo angolano imensos sofrimentos, e do ascenso da luta em toda a África Austral que conduziu ao fim do regime de apartheid, para o qual Angola deu uma decisiva contribuição”, destacaram os comunistas.

O PCP sublinhou também “o desempenho das suas responsabilidades, a contribuição para a conquista da paz pelo povo angolano e a reconstrução do seu País”.

Ao contrário do PCP o BE optou por salientar que José Eduardo dos Santos “foi líder de um país que liderou em função dos seus interesses, dos interesses da sua família e de uma pequena elite contra todo o povo”.

“Esteve à frente de um regime autocrático, responsável pelo assassinato de centenas de pessoas”, sublinhou o presidente do grupo parlamentar, Pedro Filipe Soares, acrescentando que “não podemos deixar que este momento sirva para limpar uma história que é manchada por esta triste realidade”.

José Eduardo dos Santos morreu esta sexta-feira numa clínica em Barcelona por doença prolongada. “O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença”, disse a Presidência da República angolana em comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.