[weglot_switcher]

PCP quer redução das taxas aeroportuárias nos aeroportos da Madeira

O PCP defende que a entrega dos aeroportos da região foi um “negócio ruinoso” para a Madeira, que resultou no “aumento da precariedade laboral e a subcontratação” e a “redução do investimento”.
20 Novembro 2019, 10h05

O PCP vai apresentar um projeto de resolução que visa reduzir as taxas aeroportuárias nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo.

O partido defende que as infraestruturas devem estar ao serviço da população e não entregues aos interesses de privados.

O PCP diz que a entrega dos aeroportos da região foi um “negócio ruinoso” para a Madeira, que resultou no “aumento da precariedade laboral e a subcontratação” e a “redução do investimento”.

O deputado do PCP, Ricardo Lume, afirmou que quando se mete um “garrote” à entrada dos Aeroportos da região como uma taxa aeroportuária, por muita promoção do destino Madeira que se faça, a região será sempre penalizada.

Ricardo Lume considerou ser “incompreensível” que se tenha uma taxa aeroportuária ente a Madeira e o Porto Santo ronde os 12,19 e uma viagem entre Lisboa e os Açores as taxas sejam de 8,26 euros. “Isto precisa de ser alterado”, disse o deputado do PCP.

O deputado comunista defendeu ainda a isenção da taxa de passageiro nas viagens entre a Madeira e o Porto Santo, por uma questão de serviço público.

O projeto de resolução sublinha que aquando da entrega dos Aeroporto da Madeira, aos privados, foi garantido que as taxas se iriam equiparar a Lisboa, mas o PCP diz que o aconteceu foi um “aumento global” das taxas aéreas nos aeroportos nacionais que atingiu os 167% em cinco anos.

O PCP refere que as taxas de serviço cobradas aos passageiros, na Madeira, são 38,5% superiores às cobradas em Lisboa e 85% às dos Açores.

O partido recomenda ainda ao Governo Regional que faça uma negociação com a ANA – Aeroportos de Portugal de modo a que se reduza as taxas nos aeroportos da Madeira.

Durante a discussão plenária que decorre na Assembleia da Madeira o PS considerou que a questão das taxas aeroportuárias, é um assunto “crítico” para a região.

O deputado do PS, Sérgio Gonçalves, disse que taxa são “muito elevadas” na Madeira e Porto Santo, são mais “elevadas” do que em Lisboa e nos Açores.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/aeroporto-de-lisboa/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”38″ slug=”aeroporto-de-lisboa” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/aeroporto-de-lisboa/thumbnail?version=1553789999115&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.