PCP quer redução das taxas aeroportuárias nos aeroportos da Madeira

O PCP defende que a entrega dos aeroportos da região foi um “negócio ruinoso” para a Madeira, que resultou no “aumento da precariedade laboral e a subcontratação” e a “redução do investimento”.

O PCP vai apresentar um projeto de resolução que visa reduzir as taxas aeroportuárias nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo.

O partido defende que as infraestruturas devem estar ao serviço da população e não entregues aos interesses de privados.

O PCP diz que a entrega dos aeroportos da região foi um “negócio ruinoso” para a Madeira, que resultou no “aumento da precariedade laboral e a subcontratação” e a “redução do investimento”.

O deputado do PCP, Ricardo Lume, afirmou que quando se mete um “garrote” à entrada dos Aeroportos da região como uma taxa aeroportuária, por muita promoção do destino Madeira que se faça, a região será sempre penalizada.

Ricardo Lume considerou ser “incompreensível” que se tenha uma taxa aeroportuária ente a Madeira e o Porto Santo ronde os 12,19 e uma viagem entre Lisboa e os Açores as taxas sejam de 8,26 euros. “Isto precisa de ser alterado”, disse o deputado do PCP.

O deputado comunista defendeu ainda a isenção da taxa de passageiro nas viagens entre a Madeira e o Porto Santo, por uma questão de serviço público.

O projeto de resolução sublinha que aquando da entrega dos Aeroporto da Madeira, aos privados, foi garantido que as taxas se iriam equiparar a Lisboa, mas o PCP diz que o aconteceu foi um “aumento global” das taxas aéreas nos aeroportos nacionais que atingiu os 167% em cinco anos.

O PCP refere que as taxas de serviço cobradas aos passageiros, na Madeira, são 38,5% superiores às cobradas em Lisboa e 85% às dos Açores.

O partido recomenda ainda ao Governo Regional que faça uma negociação com a ANA – Aeroportos de Portugal de modo a que se reduza as taxas nos aeroportos da Madeira.

Durante a discussão plenária que decorre na Assembleia da Madeira o PS considerou que a questão das taxas aeroportuárias, é um assunto “crítico” para a região.

O deputado do PS, Sérgio Gonçalves, disse que taxa são “muito elevadas” na Madeira e Porto Santo, são mais “elevadas” do que em Lisboa e nos Açores.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/aeroporto-de-lisboa/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”38″ slug=”aeroporto-de-lisboa” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/aeroporto-de-lisboa/thumbnail?version=1553789999115&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Recomendadas

Comissão de Inquérito sobre obras inventadas: Iniciativa Liberal diz que audição a Sérgio Marques foi confrangedora e não clarificou pontos chave

A força partidária referiu que as interpelações feitas pelo partidos, a Sérgio Marques, foram “na sua maioria confrangedoras” devido a “falta de respaldo (PSD), por falta de vergonha na cara (CDS-PP), por falta de preparação (PS)”.

Madeira: PAN critica Governo de ter falta de vontade de mudar as coisas e pede taxa para lucros das grandes empresas

O partido considera que um dos problemas da Região está na falta de vontade em tomar decisões fundamentais onde se inclui taxar os lucros das grandes empresas, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa ou proteger a biodiversidade.

Saiba o que fazer para evitar fraudes com cartões bancários

Se optar pelos novos meios de pagamento, nomeadamente o contactless, não se esqueça de solicitar um comprovativo de pagamento, assim ficará salvaguardado perante alguma irregularidade.
Comentários